terça-feira, 26 de junho de 2012

Como vencer o mal hereditário.

Romanos 6:4 - De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

Introdução:
Muitas vezes você fica preocupado com a sua vida e com as mazelas que vem sobre você e o seu corpo tais como: tantas enfermidades, temperamentos distorcidos, pensamentos sufocantes (ansiedade, distúrbios), varias fobias que assolam a humanidade.
E nos perguntamos qual é a origem de tudo isso?
A ciência se propôs a estudar e ter uma explicação para esses fenômenos e chegaram à conclusão que tudo isso é chamado de Hereditariedade.
Mais na realidade o que é hereditariedade?
Em genética, hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.
Existem dois tipos de hereditariedade: especifica e individual.
Muitos aspectos da forma do corpo, do funcionamento dos órgãos e dos comportamentos dos animais e dos seres humanos são transmitidos por hereditariedade. Muita das nossas características quer em termos da nossa constituição física, quer em termos do nosso comportamento, são herdadas, já nascem conosco.
Como ela entrou no mundo? (hereditariedade).
Gênesis 4:1 - E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
E o mau hereditário?
Desobediência:
Gênesis 3:6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
A desobediência desencadeou pelo menos três tipos de mal hereditário no mundo
1.      Pecado.
Romanos 5:19a - Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores.
Romanos 5:12 -  Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
2.      Maldições Hereditaria.
·      Natureza e animais.
Gênesis 3:17 - E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
·      Resumo da vitalidade: (doença, psíquicas, emocionais, temperamento, descontrole famílias, etc..)
Gênesis 6:3 - Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
Salmos 90:10 -  Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.
3.      Condenação.
Efésios 2:2 - Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
Efésios 2:3 - Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
A pergunta que não pode se calar é essa Como faço para vencer esse mal hereditário?
Só Existem duas formas e elas são
I.       Arrependimento.
Atos 3:19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,
II.    Viver em obediência a cristo e sua palavra.
Deuteronômio 11:26 - Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;
Deuteronômio 11:27 - A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que hoje vos mando;
Deuteronômio 11:28 - Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.
 
Conclusão.
Apesar das dificuldades e problemas nós nunca devemos perder a fé em cristo pois o sacrifício na cruz nos deu a oportunidade de viver em abundancia.