segunda-feira, 4 de junho de 2012

Demônios e Ocultismo.




Demônios e Ocultismo

Realidade Bíblica x Desinformação Popular
Existe atualmente muita confusão com relação aos demônios e aos poderes ocultos das trevas. Isso se deve principalmente à falta de estudo bíblico sério! A palavra de Deus é o único livro-texto autorizado para obtermos uma compreensão sobre a natureza desses poderes. Todas as outras fontes têm sua origem no poço do abismo e precisam ser tratadas com o máximo de cuidado.
Advertência: Somente os cristãos maduros na fé devem tentar obter e estudar materiais ocultistas - e isso após muita oração e preparação espiritual "vestindo toda a armadura de Deus". A realidade da influência satânica e demoníaca que está sendo exercida hoje é muito grande - uma realidade que normalmente é negligenciada ou ignorada por muitos pastores!
A palavra "oculto" significa "aquilo que está escondido", e lida com o lado maligno do sobrenatural. Em total contraste, a Bíblia nos fala da bondade e da graça de Deus - conhecimento esse que deve ser proclamado abertamente e para qualquer pessoa que queira ouvir. No entanto, o ponto que muitos deixam de compreender é que a Bíblia também é um livro sobrenatural e o material de estudo aborda a batalha do bem versus o mal do ponto de vista de Deus. Deus, o Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo, juntamente com os anjos de Deus nos céus são rotineiramente discutidos em nossas igrejas, mas por alguma estranha razão, as pessoas não atribuem o mesmo nível de realidade ou credibilidade aos seus correspondentes malignos. Por que você acha que isso acontece? Acredito que a resposta esteja na compreensão que se eu fosse o Diabo e possuisse o nível de poder sobrenatural que a Bíblia diz que ele tem, também gastaria uma boa parte do meu tempo tentando persuadir as pessoas que não existo! Esse plano de ação do Diabo tem sido bem executado, ficando atrás de uma capa de superstição e de segredos - daí a designação "oculto" dado ao seu plano e ao seu programa. Para tentar expor Satanás e mostrar o que ele planeja fazer, quero mergulhar no que a Bíblia ensina sobre esse espírito malévolo, juntamente com os vários seres espirituais que firmaram aliança com ele.
Em vez de tentar apresentar um estudo definitivo sobre a origem de Satanás e dos anjos que o apoiaram na rebelião contra Deus (um estudo em si mesmo) assumirei que você já conhece esses fatos bíblicos e vou enfocar a atenção sobre as atuais localizações e atividades desses anjos caídos. Primeiro de tudo, pode surpreendê-lo saber que Satanás (o Diabo) e seus anjos malignos não estão no inferno!! Muito pelo contrário, eles ainda têm acesso aos céus e ocasionalmente comparecem perante o trono de Deus (Jó 1:6). Após a queda do homem (o pecado de Adão e a subseqüênte expulsão do Jardim do Éden), Deus permitiu que Satanás se tornasse o "deus deste século" (2 Coríntios 4:4). Como Satanás corrompeu o mundo, recebeu de Deus a permissão de tornar-se o príncipe, o governante do mundo. Assim, toda a humanidade caiu sob seu domínio e tornou-se escrava do maligno. Desde aquele dia até hoje, Satanás e seus anjos têm sido os manipuladores muito bem organizados que estão por trás dos bastidores de todos os líderes e eventos mundiais - sempre opondo-se a Deus e à sua vontade revelada. Isaías 14:12-14 revela que Satanás é a personificação do orgulho, tem um desejo insaciável de ser como Deus e tenta substitui-lo nos corações e nas mentes das pessoas. Aparentemente essa é uma das razões pelas quais receberá a permissão de reinar livremente no Período da Tribulação, mas a Batalha do Armagedom colocará um fim no seu domínio e ele "será aprisionado por mil anos" [Apocalipse 20:2]. Após o milênio - durante o qual o Senhor Jesus Cristo reinará sobre a Terra, Satanás será solto por um pequeno período de tempo [Apocalipse 20:3]. Novamente, ele tentará enfrentar Deus, formando um exército para lutar contra ele, mas fogo cairá dos céus e consumirá o exército e Satanás será então lançado no lago de fogo, onde permanecerá para sempre [Apocalipse 20:7-10]
Para estabelecer melhor a localização atual de Satanás e de seus anjos, chamo sua atenção ao Apocalipse 12, onde aprendemos, no verso 6 que, durante o Período da Tribulação, a mulher (que representa Israel) fugirá ao deserto para salvar sua vida e escapar do dragão (Satanás). Isso ocorrerá na metade do período de sete anos e o Israel eleito será protegido por Deus durante os três anos e meio finais. Em seguida (verso 7), ocorrerá uma batalha nos céus. Satanás e seus anjos serão derrotados e lançados na Terra (versos 8 e 9). Então, e somente então (durante a última parte do Período da Tribulação), ele estará restrito à Terra e não terá mais acesso aos céus. A condenação de Satanás ao lago de fogo ocorrerá ainda mais tarde - (Podemos assumir que os anjos caídos serão lançados no lago de fogo juntamente com Satanás após o reino milenar de Cristo, pois a Bíblia não fala especificamente sobre isso.) O evento futuro da expulsão de Satanás dos céus pode ser aquilo que o Senhor Jesus referenciou um Lucas 10:18, quando disse: "Eu via Satanás, como raio, cair do céu".
Portanto, atualmente, Satanás e suas hordas de anjos caídos circulam livremente entre o céu e a Terra, enquanto buscam atingir seus planos malignos de dominar a criação! Deus continua concedendo-lhes o privilégio de comparecer diante do seu trono. Por quê? Não temos os detalhes específicos, mas pode ser que Deus esteja "dando uma certa vantagem" ao Diabo em sua luta contra ele, fazendo-lhe concessões, permitindo que ele seja o "acusador dos irmãos" (Apocalipse 12:10). Algo dessa natureza deve ser verdadeiro, pois Deus poderia ter destruído Satanás e seus anjos há muito tempo. Fica bem claro no diálogo registrado em Jó 1 e nas ações de Satanás na "tentação de Cristo" (Mateus 4), que toda sua cosmovisão é antagônica e ele deseja desesperadamente ser adorado como Deus. Dando-lhe "corda suficiente para se enforcar", Deus, o Pai, está pacientemente aguardando o dia em que todas as desculpas do diabo terão sido usadas e a questão chegue ao fim. Logicamente, não há a menor possibilidade de Satanás emergir vitorioso - quando Jesus Cristo morreu na cruz do Calvário, ele obteve a vitória para sempre. Satanás é um inimigo derrotado, mas enquanto a areia do tempo continuar caindo na ampulheta de Deus, Satanás continuará lutando e nós (que vivemos na Terra), juntamente com os anjos de Deus, teremos de continuar enfrentando Satanás e seus "amigos".
É tolice acreditar que Satanás não tenha seguidores humanos! A cada dia, mais e mais pessoas estão admitindo abertamente que são membros da sua "igreja". Exatamente como a mensagem do evangelho continua sendo anunciada e alcançando muitas pessoas, assim também a mensagem de ocultismo do Diabo continua sua obra maligna. O evangelho redime o homem da morte espiritual, enquanto que o ocultismo trabalha para cegar os olhos das pessoas, para que não vejam essa mensagem. O poder de Satanás é muito grande e ele utiliza esse poder sobrenatural por meio da vasta organização de seus seguidores angelicais. Temos uma rápída visão dessa estrutura organizacional no livro de Daniel, capítulo 10, em que lemos no verso 13 que "o príncipe do reino da Pérsia" (um anjo maligno) resistiu, lutou e retardou durante 21 dias que o anjo enviado dos céus ministrasse a Daniel. No verso 20, o anjo diz a Daniel que ao sair, o príncipe hostil da Grécia virá. Os estudiosos da Bíblia inferem dessa e de outras passagens que os anjos caídos estão organizados e têm esferas de influência e de responsabilidade específicas. O apóstolo Paulo menciona essa estrutura organizacional em Efésios 3:10 e em Colossenses 2:15, chamando-a de "principados e potestades". Em Efésios 6:12, ele os menciona novamente e acrescenta as palavras "hostes espirituais da maldade nos lugares celestias" - isto é, na esfera celestial sobrenatural.
Talvez você já tenha observado que até aqui evitei usar a palavra "demônio" para descrever esses anjos caídos. Acredito que existam duas entidades distintas e diferentes. A razão para essa crença encontra-se no relato do Novo Testamento sobre a cura do "maníaco de Gadara" [Lucas 8:27 e seguintes]. Esse pobre homem estava possesso por tantos demônios que eles chamavam a si mesmos de "Legião"! Quando o Senhor ordenou que saissem do homem, eles pediram permissão para entrar em uma vara de porcos que estava pastando nas proximidades. A partir dessa referência, juntamente com outras Escrituras, concluímos que os demônios são espíritos desencarnados e estão constantemente procurando possuir alguém. Como essa característica ou tendência particular não é mencionada com relação aos anjos caídos, podemos concluir que existem na verdade duas entidades diferentes. Se os demônios não são anjos caídos, então o que são? Chuck Missler, um empresário e líder cristão bem conhecido, defende a opinião que eles são os remanescentes espirituais dos "nefilins" - os gigantes de Gênesis 6:4, que nasceram dos anjos caídos ("os filhos de Deus") que coabitaram com as mulheres ("as filhas dos homens")! O dilúvio no tempo de Noé foi o julgamento sobre a humanidade por causa dessa corrupção do "banco genético" - uma tentativa de Satanás de estorvar a vinda do Messias de Deus. No dilúvio, a humanidade dos nefilins foi destruída, mas o elemento espiritual sobreviveu como espíritos desencarnados - os demônios! Uma vez nunca é o bastante para o Diabo, de modo que, após o dilúvio, reintroduziu os nefilins (também conhecidos como anaquins ou zamzumins, Deuteronômio 2:20-21) entre os cananeus e, provavelmente, essa foi a razão pela qual Deus disse a Josué para matar todos eles - homens, mulheres e crianças!
Em geral, os teólogos concordam que Satanás, os anjos caídos e os demônios não são onipresentes. Somente o próprio Deus possui o atributo de estar presente em todo o lugar ao mesmo tempo. Portanto, é estatisticamente impossível e logicamente improvável, que algum de nós tenha encontrado ou sido tentado pessoalmente por Satanás. Muito provavelmente, ele passa seu tempo orientando e influenciando os líderes mundiais e outras pessoas que estão em posições que possam ser úteis para os seus intentos. Alguns pastores dizem que se fôssemos ver o Diabo, provavelmente ele estaria atrás de um púlpito em alguma grande igreja em algum lugar! A razão para isso encontra-se em 2 Coríntios 11:13-15, onde lemos o seguinte:
"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, tranfigurando-se de apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz." [ênfase adicionada]
Quando estudamos nos evangelhos os relatos do ministério de Cristo na Terra e lemos sobre a história da igreja primitiva no livro dos Atos, encontramos diversas referências a indivíduos que estavam possessos por demônios - juntamente com os relatos de algumas expulsões dos demônios dessas pessoas. Alguns comentaristas da Bíblia expressam a opinião que a atividade demoníaca era especialmente forte naquele tempo por causa da presença física do Senhor da Terra. Se isso for verdade, então devemos esperar a mesma atividade, ou até maior, quando o falso cristo, o Anticristo, estiver presente. A vinda dele será com "todo o poder e sinais e prodígios de mentira" (2 Tessalonicenses 2:9). Estou convencido que a atividade demoníaca é muito grande atualmente devido a vários fatores. Freqüentemente recebemos mensagens de correio eletrônico de pessoas que estão enfrentando problemas que têm as marcas características de opressão espiritual. Muitas dessas pessoas estiveram envolvidas com o ocultismo antes de serem salvas e estão cientes que seus problemas têm uma base sobrenatural. Os assassinatos estão aumentando e se tornando uma pandemia - chacinas com armas de fogo, abortos e suicídios - todos esses crimes devem nos alertar para o mal que está por trás deles. Outro fator - e que não é enfatizado com freqüência - é o movimento de "sinais e milagres" dentro da cristandade. Para aqueles que podem se assustar com essa minha afirmação que isso tem origem demoníaca, faço uma simples pergunta: Que proveito isso traz? O que produz além de fazer os participantes sentirem-se bem? O álibi normal é que "aumenta minha fé". Se esse é o caso, então por que Hebreus 11:1 diz:
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." [ênfase adicionada]
A fé genuína não deve estar firmada sobre aquilo que emociona ou que agrada a nossa carne!
E aqueles pobres coitados que estão sendo enganados pelos "Reavivamentos do Riso" (ou "Bênção" de Toronto), "sendo derrubados no Espírito" (desmaios), aparições marianas, ícones que choram, etc. estão sendo seduzidos por demônios, que os estão enganando e neutralizando, para que não façam nada que seja espiritualmente produtivo. Lembre-se que Satanás ama as "religiões" e quer de todas as maneiras que as pessoas se aprofundem nelas - desse modo pode desviar a atenção delas daquilo que a Bíblia ensina que é realmente importante. Se isso descreve sua pretensa vida espiritual, peço que acorde e amadureça, antes que seja totalmente tragado! 1 Pedro 5:8 ecoa esse mesmo sentimento:
"Sede sóbrios; vigiai; porque o Diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar."
O apóstolo Paulo, escrevendo sob a inspiração do Espírito Santo, deixa bem claro para nós que nossa luta não é contra meros mortais:
"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." [ênfase adicionada]
Em seguida, nos versos de 13 até 18, somos exortados a nos revestirmos da armadura que Deus nos oferece: verdade, integridade, retidão moral, preparação espiritual por meio do estudo da Bíblia e da oração, a usar o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Essa alusão à armadura militar, tão necessária para nossa proteção pessoal nas batalhas da vida, me faz lembrar do servo de Eliseu, em 1 Reis 6. O rei da Síria estava aborrecido porque todas suas tentativas de guerra contra o rei de Israel tinham falhado. Toda vez que tentava um ataque de surpresa, era óbvio que Israel sabia de antemão. O rei da Síria ordenou que seus homens encontrassem o traidor que estava revelando os planos ao inimigo! Um de seus servos o informou que nenhum de seus homens o estava traindo - o culpado era Eliseu, o profeta de Deus em Israel! Ele mantia o rei de Israel informado sobre os planos do rei da Síria. O rei sírio então ordenou que seus homens localizassem Eliseu e o tomassem cativo. Quando Eliseu foi localizado, um destacamento do exército sírio veio de noite e cercou a cidade de Dotã, onde Eliseu estava. Na manhã seguinte, quando o jovem que servia a Eliseu saiu de casa e viu o exército cercando a cidade, entrou em pânico. Ele imediatamente informou Eliseu e disse: "Ai, meu senhor! Que faremos?" Para acalmar o rapaz, Eliseu lhe disse: "Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles." O verso 17 do capítulo 6 registra o que aconteceu em seguida:
"E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu."
O rapaz literalmente viu o exército sobrenatural de Deus posicionado no monte, em redor deles! Eliseu já havia lhe dito que seus protetores eram mais numerosos que seus inimigos e agora ele sabia com certeza, pois podia vê-los. O mesmo aplica-se a nós atualmente - os anjos de Deus estão constantemente de guarda, protegendo seu povo. É também confortador saber que eles superam os anjos caídos de Satanás na proporção de 2 para 1! Lembre-se que Apocalipse 12:4 (e a tradição judaica) diz que um terço dos anjos dos céus caiu com Satanás e isso deixa dois terços do nosso lado!
Você sente a presença de "outra dimensão" - outra esfera de realidade que chamamos de sobrenatural? Muitos não têm hesitação nenhuma para responder afirmativamente no que se refere ao aspecto "bom", mas parecem envergonhados de admitir a crença no "lado escuro" pois Hellywood (o erro ortográfico aqui é intencional) os doutrinou por meio de filmes como "Guerra nas Estrelas", "E. T.", e muitos outros, numerosos demais para mencionar. No fim de outubro somos confrontados com a celebração de Halloween, uma celebração pagã dos antigos druidas e dos atuais feiticeiros, wiccanos, Iluministas, satanistas e outros. Se você acha que Halloween é apenas uma diversão inofensiva, é parte da maioria - mas deixe-me informá-lo que está sendo participante de uma enganação de grandes proporções. A enganação é a principal atividade dos anjos caídos e eles têm, ao longo dos tempos, convencido o mundo a dormir e armaram a maior enganação de todas: a revelação de Anticristo, o Senhor Maitréia, um homem dominado por Satanás! A vinda dele certamente será vista pelos habitantes do mundo como o mais tocante evento espiritual em suas vidas e ele será recebido de braços abertos. O Anticristo assombrará o mundo com seus sinais e milagres (exatamente como o programa de condicionamento está fazendo na cristandade). No entanto, poucos sabem ou compreendem que essa isca tem um anzol do qual não poderão escapar. Os planos do Anticristo serão implementados com uma eficiência inigualável e logo a guerra, a fome e a pobreza parecerão serem coisas do passado. Milhões cantarão seus louvores e, no meio de tudo, Israel o estará adorando como seu Messias - novamente oferecendo sacrifícios de sangue em seu próprio templo, após quase 2.000 anos de exílio. No entanto, a euforia terá curta duração, pois no meio do período da Tribulação de sete anos, o Anticristo revelará sua verdadeira natureza. A Bíblia nos diz que ele entrará no Santo do Santos (o recinto mais sagrado dentro do templo recém-construído) e exigirá que ele e algum tipo de imagem, ou ídolo, sejam adorados como deus! O profeta Daniel refere-se a isso como "a abominação da desolação" e o próprio Jesus Cristo mencionou o acontecimento em Mateus 24:15. Esse incidente será o "aviso de despertar" para os eleitos de Deus entre o povo judeu. Eles reconhecerão as implicações espirituais do que ocorreu e fugirão para salvar suas vidas. O que acontecerá em seguida não pode ser descrito com palavras! O Anticristo, totalmente tomado por Satanás, derramará sua fúria sobre os judeus em particular e sobre o resto do mundo em geral. Os últimos três anos e meio serão tão terríveis que a palavra de Deus chama o período de Grande Tribulação.
Recebemos constantemente mensagens de correio eletrônico de pessoas que insistem que Halloween é somente uma tradição inofensiva para que as crianças possam ganhar doces dos vizinhos. Outros dizem que a prática da Wicca, ou Magia Branca, o uso dos tabuleiros de Ouija, as cartas de Tarô, a religião indígena, a Maçonaria, o Catolicismo Romano, ou um grande número de outras práticas e religiões "inocentes" - não são erradas e, portanto, não deveríamos criticá-las. Por favor, acredite que não sentimos nenhuma satisfação em criticar as crenças das outras pessoas e as críticas não são feitas a partir de um ponto de superioridade pessoal. No entanto, quando você estuda a Bíblia, fica rapidamente evidente que todas as práticas associadas com o ocultismo são severamente condenadas! E todas essas religiões e práticas mencionadas contêm um componente ocultista, o que pode ser provado com um estudo diligente, juntamente com a disposição de admitir a verdade conforme ela é mostrada. Como diz o ditado, o pior cego é aquele que não quer ver! Se você atualmente está envolvido com qualquer uma dessas religiões ou práticas, exorto-o a considerar essa advertência com atenção e a acordar para a realidade. Se você não estiver ciente do mal inerente presente em todas essas religiões e práticas, pode estar sendo tragado sem perceber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.