sábado, 23 de junho de 2012

A Escolha é Sua!!




Texto: Dt 5.1-6


O significado de Deuteronômio: Palavras. Segunda Lei ou Repetição da Lei.


Deuteronômio é mencionado mais de oitenta vezes no N.T. e foi citado por Cristo mais do que qualquer outro Livro do V.T.


Se refere à repetição da Lei por parte de Moisés para a nova geração de israelitas que já estavam em condições de entrarem em Canaã. Portanto, o que vemos aqui é a reafirmação da Lei, a Aliança de Deus com o povo de Israel em Êxodo 19.


Portanto, quando da entrada de Israel na Terra, o auditório não era mais o mesmo de Êxodo 19.


A Terra já não era mais Prometida, era dada. Muitos anos já se passaram, em Levítico: 38 anos, e a Aliança do Sinai permanecia, era perpétua. Passaram-se os anos, morrera gente, nascera gente, mas o pacto era contínuo. Era com aquela geração ali, viva, como seria com outras gerações.


O povo está prestes a entrar na Terra. Moisés quer que o povo recorde os ensinos divinos. O livro têm TRÊS DIVISÕES, representadas por três imperativos:
1) Recorda (1.1 - 4.43) 2) Obedece (4.44 - 26) 3) Cuida (27 - 34)


Vamos ter em mente um poderoso ensino:
Filipenses 2.5-8 = Humildade + Obediência = Compromisso com Deus!!


O primeiro imperativo chama a atenção do povo para o fato de sua redenção do Egito no passado, e serve como motivo para o segundo, a obediência que Deus esperava de Seu povo, uma vez estabelecido em Canaã.
E daí, o passo para o terceiro imperativo, cuidar de seguir a Aliança.


Não bastava para o povo apenas ouvir os ensinamentos das leis por parte de Moisés, o povo tinha de cumprir, cuidar de observar, ter um compromisso de fazer o que ouviam.


Pense nesses ensinos. Vamos ilustrar isso da seguinte forma:
?Um rapaz queria saber como chegar a determinado túnel em uma cidade que ele não conhecia. Parou em um posto de gasolina e perguntou como chegar lá. O empregado do posto respondeu: ?O senhor quer saber o melhor caminho para o túnel? É a coisa mais simples! Vá até o terceiro semáforo e entre à esquerda. Siga por dois quarteirões e, então, tome a estrada da direita. Siga por um quarteirão e, então, entre novamente à esquerda até você chegar a um posto de gasolina, entre à direita e você estará no túnel?. Depois de 30 minutos o rapaz estava perdido. Quando parou em um semáforo, um outro carro parou ao lado. O rapaz então abriu a janela e perguntou: ?por favor, senhor, pode me indicar o caminho para o túnel?? O homem respondeu: ?Claro, estou indo para lá. SIGA-ME!?.

Há uma grande diferença entre ENSINAR o caminho e MOSTRÁ-LO.


Dt 5.1, ?Ouve, ó Israel?. O que vai ser dito é algo solene que merece toda a atenção. É uma chamada para ouvir e obedecer.


Este é um dos termos mais fortes em Deuteronômio: a obediência que o povo de Deus deve à Sua Palavra. ?Ouve? é um do verbos mais comuns.


A atitude do povo para com a Lei é claramente mostrada: ouvir, aprender e cumprir. É assim que nós também devemos nos relacionar com a Palavra de Deus: dando-lhe atenção, buscando aprendê-la e então cumpri-la.


Em Gênesis, Deus fala. Em Êxodo, Deus age. Seus atos são suas credenciais. Ele fez algo por Seu povo. Tirou-o do Egito, da ?casa da servidão?. Ele é o Grande Libertador, que tira o Seu povo da escravidão e o conduz À Liberdade. Foi exatamente isso que Cristo fez por nós (Gl 5.1).


+ Por aquilo que é e por aquilo que fez por Israel, Deus espera obediência do Seu povo. Por aquilo que é e por aquilo que fez por nós, Cristo merece nossa obediência.


Dt 10.12-16. A resposta desenvolve o que Deus espera de Israel. Parece contradição: amor e temor. Mas, temor não é pavor. É um temor reverente.



** Tudo o que Deus pede pode ser resumido numa só palavra: obediência, e a maior exigência de Deus (1Sm 15.22).


Dt 10.16. O amor divino é tão grande que só pode ser respondido com todo o ser: o coração circuncidado e a pessoa curvada diante de Deus.


JOSUÉ 24.14


Aqui, em Siquém, acontece outra reunião solene. E Josué em sua mensagem mostra o cuidado de Deus para com o Seu povo. Ele mostra a necessidade de esse povo temer e servir ao Senhor. Ligar com Dt 10, temor.


** O Apelo: (24.15) ?Escolhei hoje a quem haveis de servir?.


** O Exemplo: (24.15) ?Eu e minha casa serviremos ao Senhor?.

A mensagem é mais importante que o mensageiro. Mas o encanamento que leva a água preciosa precisa estar em condições adequadas, para não poluir o líquido precioso. Antes de pregar aos outros, de apelar à decisão de outras pessoas, Josué dá o exemplo.


** A Decisão: (24.16) ?Então respondeu o povo, e disse: Longe esteja de nós o abandonarmos ao Senhor?. Decidiram servir ao Senhor, uma decisão de obediência.


** A Confirmação: (24.21) ?Disse então o povo a Josué: Não! Antes serviremos ao Senhor?. Israel reafirma aqui a boa decisão de servir ao Senhor.



Lembra-se do poderoso ensino que dissemos no início? Humildade + Obediência = Compromisso



** O Compromisso: (24.25) ?Assim fez Josué naquele dia um pacto com o povo?. A decisão seguiu-se a ação. Israel jogou fora os deuses estranhos e firmou publicamente um compromisso com Deus. muitas decisões boas se perdem porque falta a ação.



Josué foi um grande exemplo de homem fiel, humilde, obediente e cheio de compromisso com Deus. Vamos notar agora um exemplo ruim, negligente:


FÉLIX, o governador ? At 24.22-27

É chamado: ?o adiador?, o dado a transferir ou adiar toda decisão.


** Nas coisas espirituais há uma multidão de pessoas deste tipo.


Félix já possuía um certo conhecimento com relação ao Caminho. No v. 22, alguém esperaria que dissesse: ?Viu palpavelmente a inocência de Pulo e deu-lhe sua liberdade?, mas o que se diz para sua vergonha eterna: ?adiou a causa?.

Ele estava convencido da inocência de Paulo. Uma prova é que no próximo versículo, ele lhe concede vários privilégios.

Mais tarde com Drusila, sua esposa, após ouvir o que Paulo tinha a lhe dizer, novamente o despediu, adiando novamente a tomada de uma decisão.

Dois motivos são dados para Félix adiar sua decisão:
1) A Avareza: quis que Paulo lhe pagasse para ser posto em liberdade;
2) A Política: quis agradar aos judeus.

Ambas ambições fracassaram: Paulo não pagou e os judeus foram a Roma para se queixarem de Félix, que segundo a tradição, se suicidou.



** É fatal adiar uma decisão!!!


Uma vez que sabemos a maneira divina de como proceder devemos tomar a decisão correta. Obediência produz Compromisso.


Quem você quer ser: Josué ou Félix...


Entrar com 1Tm 4.12

Tornar padrão dos fiéis, na palavra (humildade)

Tornar padrão no procedimento (obediência)

Tornar padrão no amor, na fé, na pureza (compromisso)



Note esta belíssima ilustração: A SUA VIDA ESTÁ EM SUAS MÃOS
Em uma certa cidade, vivia um homem cuja sabedoria todos respeitavam.
Um dia dois jovens se propuseram a tirar um ?sarro? dele.
? Já tenho tudo pronto, disse Alberto a João.
? Vês? Aqui na mão tenho um passarinho. Vamos perguntar ao velho como está o passarinho. Se ele disser que está morto, abro a mão, deixarei livre o passarinho e vamos rir do velho. Se ele disser que está vivo, apertarei a mão até matá-lo, e também vamos rir dele.
Encontraram o velhinho, depois de cumprimentá-lo, inventaram-lhe uma história. Ao concluí-la, um deles perguntou:
? Senhor, como está o passarinho?
Com muita tática, o velho respondeu:
? O PASSARINHO ESTÁ COMO TU QUERES!



Você também, querido jovem, tens a Sua vida nas mãos. Pode fazer com ela o que quiser (ser Josué ou Félix).


A responsabilidade é sua!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.