quarta-feira, 6 de junho de 2012

Namoro na adolescência!!!




INTRODUÇÃO


O conteúdo deste estudo visa primordialmente, dar um apoio para aqueles que estão exercendo algum tipo de liderança junto aos nossos queridos adolescentes, que a cada dia tem crescido em nossas igrejas.

Partindo das primícias que o tema abordado ( Namoro ) é um dos mais discutidos neste meio, houve a necessidade de se elaborar um estudo dirigido a esse fim, portanto que haja um fortalecimento espiritual e um enriquecimento à respeito do assunto.


Adolescente = Que está no começo; que não atingiu ainda todo o vigor.
( Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa )


Em primeiro lugar na bíblia a palavra namoro é inexistente, isso levando em consideração a cultura oriental e principalmente a judaica, contudo nós que somos ocidentais convivemos mais de perto com esse tipo de relacionamento, daí a importância de tratarmos do assunto de uma formar bem cuidadosa.

A seguir iremos desenvolver alguns tópicos sobre o assunto que estarão divididos da seguinte forma :

1.    A necessidade do oposto
2.    A fase crítica
3.    As conseqüências
4.    A Maturidade
5.    O melhor de Deus



1 - A Necessidade do Oposto



? Disse o Senhor Deus : Não é bom que o homem esteja só. Farlhe-ei uma adjutora que lhe corresponda?. ( Gênesis 2:18 )

Deus instituiu a partir da criação da mulher um desejo de ter alguém ao seu lado. Ao nascermos este desejo já existe em nossas vidas, e vindo a ser despertado justamente na fase do desenvolvimento ( Adolescência ). É importante observar que tais impulsos não podem ser extintos, mas sim controlados, por este motivo é necessário compreender-mos a que o estiver sentindo.

Alguns fatores influenciam no despertamos destes impulsos, tais como :

a)    Televisão ( Novelas, Programas Artísticos etc. )
b)    Revistas ( Artistas da TV, Cantores etc. )
c)    Internet ( Salas de Bate Papos )
d)    Grupinhos em Colégios )
e)    Cinemas, shopping, Parques etc.

Isto não significa que não podem freqüentar estes lugares de lazeres ou mesmo acessar a Internet, o que eu quero dizer é que estes são fatores de grandes influências no qual desperta o desejo do namoro.

O desejo do oposto na adolescência é um sentimento prematuro, onde levado adiante gera um namoro e que na maioria das vezes, fora da vontade de Deus.
O líder tem uma responsabilidade muito grande ao se deparar com esse tipo de situação, pois terá que ter argumentos fortes para tentar combater o avanço sentimental que está no coração do adolescente, entretanto existe métodos que o ajudarão neste combate, destaco aqui alguns deles :

a)    Fitas de Vídeo - Falando sobre o assunto
b)    Estudos
c)    Atividades Recreativas ( Gincanas, jogos etc. )
d)    Atividades Espirituais

2 - A Fase Crítica


?Foge também dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, com um coração puro, invocam ao Senhor?.
( II Timóteo 2:22 ) Obs : O grifo é meu.

Considero a fase crítica, ?O processo de evolução do desejo que o adolescente está desenvolvendo em seu coração em querer namorar?, pois a partir daí ele se torna alvo de ataques por parte do mundo que o cerca. É nesta fase que começam os olhares, os flertes, as paqueras e uma série de outros fatores que contribui para o avanço do namoro propriamente dito. Levo em consideração aqui o meu tempo de adolescente e o trabalho que venho acompanhando já algum tempo junto a grupo de jovens e adolescentes.

Deixo bem claro que não sou extremista e nem radical ao fazer tais declarações, pois toda regra tem suas exceções, mas o tempo e a experiência diz que ?A ignorância de assuntos complicados e que podem trazer problemas, nos torna alvos fáceis dos mesmos?, então é preciso estar bem informado acerca de tudo o que diz respeito ao problema para podermos saber como lidar com ele.

Atualmente o contato social entre as pessoas estão a cada dia perdendo os seus valores e a tendência da fase crítica é atingir cada vez mais um número maior de adolescentes, estando ciente disso o líder tem que colocar em ação um plano de combate a fase crítica, e a melhor forma de fazer isso é a conscientização das conseqüências futuras.

3 - As Conseqüências

?Tomara alguém fogo no seu seio sem que as suas vestes se queimem??
?Ou andará alguém sobre as brasas, sem que se queimem seus pés???
( Provérbios 6:27-28 )

A advertência sobre as conseqüências em razão do combate a fase crítica é uma arma poderosa nas mãos do líder, pois tem um efeito impactador na consciência daquele que a está recebendo.
O índice de gravidez e de aborto na adolescência tem crescido assustadoramente a cada ano, um fato interessante é que a mídia é uma das grandes responsáveis por este crescimento, pois estimula a prática do sexo antes do casamento. Tenho visto lares desfeitos, filhos desamparados e mães solteiras, tudo em conseqüência de relacionamentos proibidos, que em sua maioria atingem jovens e adolescentes.

4 - A Maturidade


?E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça para com Deus e os homens?. ( Lucas 2:52 )

A bíblia não relata a vida de Jesus na sua adolescência, mas o texto acima retrata como se desenvolveu a mesma, pois aos 12 anos lá estava ele no meio dos Doutores da Lei interrogando-os ( Lucas 2:39-47 ), talvez você replique, mas isso só aconteceu com Jesus ! então leia o texto abaixo sobre João Batista :

?E o menino crescia e se fortalecia em Espirito; e viveu nos desertos até o dia em que havia de mostrar-se a Israel?. ( Lucas 1:80 )

O que quero enfatizar neste tópico é que o adolescente precisa desenvolver uma maturidade semelhante as de Jesus e João Batista, que são exemplos vivos para nós.
Nesta fase o líder é um formador de opiniões, chega a se tornar um espelho, isto é, um referencial para seus liderados, mas observe bem, eu falei um referencial e não um super-homem.


5 - O Melhor de Deus


?Pois sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor, planos de paz, e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro?. ( Jeremias 29:11 )

Uma das promessas mais lindas que eu acho é esta do livro do profeta Jeremias, note que ele fala ?tenho planos?, que eu grifei de propósito para lhe mostrar que Deus tem planos para o presente, e se apropriarmos deles com certeza seremos bem sucedidos.

Gostaria de manifestar uma opinião sobre este assunto, sempre que acontecia algo que me deixava triste o Espirito Santo sempre me consolava com esta frase ?Deus tem o melhor para você?, eu concordo em Gênero, grau e número, pois tem sido um marco em minha vida até hoje, e como não poderia deixar de comentar, faço menção que isto se torne uma realidade em tua vida. Amem ! Deus te abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.