terça-feira, 5 de junho de 2012

O Plano da Salvação!!!




O Plano da Salvação

Se você tem uma Bíblia, leia os versículos relacionados abaixo para comprovar cada um dos cinco itens deste plano da salvação. É importante que você faça isso, pois as minhas palavras e idéias hão de passar, "mas a palavra de Jesus não passarão" (Mt.24:35).

TODOS PECARAM
Gênesis 8:21; I Reis 8:46; II Crônicas 6:36; Salmos 51:5; Provérbios 22:15; 20:9; Eclesiastes 7:20; 8:11; 9:3; Ezequiel 22:29,30; Jeremias 3:17; 4:4,18,22; 5:23; 7:24; 8:3; 17:9; Gênesis 6:5; Romanos 3:23; 5:19; Marcos 7:21; Tiago 1:14; Romanos 11:32; I João 1:10; Romanos 3:10-18.
Não há nenhum ser humano neste universo que não seja pecador. O pecado é hereditário. Os homens não são pecadores porque pecaram, mas pecam porque são pecadores, isto é, já nasceram do pecado: “Eis que em iniqüidade fui formado e em pecado me concebeu minha mãe” (Sl.51:5). Como o pecado é hereditário, ele passa a todos os homens, de modo que não há nenhum homem no mundo que seja santo: “Na verdade, que não há homem justo sobre a terra, que faça bem, e nunca peque” (Ec.7:20).

TODOS ESTÃO CONDENADOS
Gênesis 3:19; Ezequiel 18:4; Jeremias 6:16-19; Isaías 59:1-16; Lucas 12:4,5; Colossenses 2:13; João 3:18,36; Romanos 5:12,14,19; 6:23; Gálatas 3:10,11; Hebreus 9:27; Apocalipse 20:14,15; 21:8; Efésios 2:1; 2:5.
Uma vez que todos os homens são pecadores, então todos estão condenados diante de Deus, pois o pecado torna o homem condenável. Este fato nenhum homem pode negar, pois a condenação resultante do pecado é a morte: “Porque o salário do pecado é a morte” (Rm 6:23). Pela morte todos passam; ela comprova que todos são pecadores. Homens considerados santos, que são venerados e adorados; homens considerados deuses, que não puderam salvar a si mesmos da morte. Sobre todos pesa o vaticínio: "Pelo que por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram" (Rm.5:12). Você está condenado à morte!

HÁ UM SALVADOR
Isaías 53:1-7; I Pedro 2:24; 3:18; João 3:16; Romanos 5:8; Atos 4:12; João 14:6; Isaías 43:25; Jeremias 31:34; Isaías 43:11; Lucas 2:11; João 4:42; I João 4:14; Judas 25; Romanos 4:25.
Evangelho significa "boas novas". Depois de tomar consciência de que você é um pecador e que sobre você pesa a sentença de morte, alegre-se, pois há uma boa nova para você. Há um Salvador que pode salvá-lo da morte! É esta a mensagem central do evangelho. Nós pregamos a morte (ou melhor, a justiça de Deus apenas para que o homem procure a salvação. Se alguém não souber que está doente não procurará pelo remédio. Só procura por salvação quem sabe que está perdido. Por isso nossa intenção não é assustá-lo, mas conduzi-lo ao evangelho da    salvação.
Jesus Cristo é o Salvador. Ele morreu para que tivéssemos vida. Ele pagou na cruz por todos os nossos pecados, para que ficássemos livre da condenação da morte. Mas esta oferta não é para todos, mas somente para todos aqueles que o confessarem somo Salvador e Senhor de suas vidas: "Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos serás salvo"(Rm. 10:9). Lembre-se de que um pecador perdido não pode salvar o seu próximo, pois não pôde salvar a si mesmo. Aqueles que os homens veneram e consideram como deuses não são de fato deuses porque eles também morreram: "Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele"(Sl.49:7). Por isso anunciamos que só Jesus Cristo Salva: "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos"(At. 4:12). Você precisa crer nisto de todo o seu coração!

A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA
Salmos 49:7,8; Romanos 3:20; 4:4-8; 10:3; 11:6; Isaías 55:1; Apocalipse 22:17; Efésios 2:8,9; Romanos 6:23; Isaías 59:6; 64:6; Atos 17:4,17; Tiago 2:10; Isaías 40:2; João 6:29; Tito 3:5-7; II Timóteo 1:9; Ezequiel 33:12,13; Jeremias 13:23; Gálatas 2:16; 3:11.
As Escrituras são claras em afirmar que a salvação é um dom gratuito de Deus. É um presente. Não se pode obtê-la pelo esforço próprio. As melhores obras que fazemos, podem agradar ao próximo, e até mesmo a Deus, em certo sentido, mas são insuficientes para promover a salvação. Nossas obras de justiça são consideradas trapo de imundície: "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós caímos como folha, e as nossas culpas como um vento nos arrebatam" (Is.64:6).
O batismo não salva, a guarda do sábado não salva, freqüentar igreja não salva, ler a Bíblia não salva, fazer caridade não salva, ser bonzinho não salva, ir à missa não salva, ser católico não salva, ser protestante não salva, ser batista não salva, ser adventista não salva, ser budista não salva, ser pastor não salva, ser padre não salva, ser monge não salva, nada, nada salva, exceto JESUS CRISTO! SÓ JESUS CRISTO SALVA! E não é pelas obras, mas pela graça de Deus, porque a salvação é um presente que o DEUS VIVO JESUS CRISTO nos dá: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem de obras, para que ninguém se glorie" (Ef.2:8,9). "...o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" (Rm.6:23). Ou a recebemos humildemente, ou a recusamos e tentamos obtê-la por nós mesmos, infrutiferamente pelas obras. Se agirmos assim ofendemos a Deus, pois consideraremos sua obra incompleta e ineficiente e tentamos dar uma mãozinha a Deus, com nossos esforços. O plano de Deus é tão perfeito que até o mais miserável dos pecadores tem a chance de se salvar, apenas crendo e aceitando o presente de Deus, ao passo que se fosse pelas obras, apenas os bons se salvariam. Mas Jesus veio buscar pecadores, pois os sãos não precisam de médico. Mas todos aqueles que se reconhecem doentes espirituais hão de receber o médico de suas almas: "...todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome"(Jo.1:12). Você precisa receber a Jesus!

A SALVAÇÃO É PELA FÉ
Marcos 16:16; João 1;12; 3:16,18,36; 5:24; 6:35; 7:38,39; 11:25,26; Atos 10:43; 13:39; 15:9; 16:31; Atos 8:37; 26:18; Tiago 2:19; João 14:1; Romanos 10:8-10; 10:4; Romanos 5:1; Efésios 2:8; Hebreus 11:6.
A graça de Deus é a causa da salvação e a fé é o meio. Quando alguém troca o pneu de um carro, não dizemos que foi o macaco quem trocou o pneu, mas o dono do carro. O macaco foi o instrumento usado para fazer a troca. Desse modo o macaco foi o meio para trocar o pneu, mas a causa foi o homem que efetuou a troca. Embora se possa falar filosoficamente em outras causas, como o pneu furado, por exemplo, mas devemos entender que estamos falando da causa primária e não da causa imediata. É claro que vários fatores ocasionam a salvação, como o próprio fato de estarmos perdidos, ou o fato de ouvirmos a mensagem do evangelho, mas tudo isto são causas imediatas, e por assim dizer, tornam-se meios. A causa primária é o próprio Deus, a sua graça, a sua vontade de salvar, o seu desejo e amor pela humanidade!
Em certo sentido podemos dizer que a graça é a parte de Deus e a fé é a parte do homem (embora a fé também seja um dom de Deus). Deus oferece gratuitamente a salvação, mas o homem tem a responsabilidade de acreditar, confiar e recebê-la. Você precisa crer em Jesus e em sua palavra!

BASTA PEDI-LA
Atos 2:21; Lucas 11:9-13; Jeremias 29:12,13; 33:3; Mateus 11:28; João 6:37.
Se você entendeu a mensagem, e deseja de fato e de verdade a salvação, então basta pedi-la a Deus. Lembre-se que é um presente, que Ele está disposto a dar a todos que lhe pedirem. Se pedimos então cremos que não podemos comprar e que necessitamos daquilo que pedimos. Mas se pedimos nos humilhamos perante Deus e Ele atende aos humildes. Se ele não quisesse dar não teria enviado Jesus para morrer pelos pecadores: "...o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora"(Jo.6:37). Jesus disse: "Vinde a mim todos os que estais cansados..." (Mt.11:28). "O Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida" (Ap.22:17). "Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis..." (Lc.11:9). "Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço..." (Is.55:1). Você precisa pedir a Deus pela salvação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.