segunda-feira, 4 de junho de 2012

Prover condições para que desenvolvamos nossos ministérios em honra.



 Prover condições para que desenvolvamos nossos ministérios em honra
Texto: II Reis 4:8 a 11   I Cor.9:10 e 11

A – Introdução: o reconhecimento do povo, marca de benção para o próprio povo. Mt: 10: 40 a 42

Eliseu era um homem de DEUS e havia sido erguido para restaurar Israel da miséria provocada pela idolatria. Tudo isso demandava esforço , além de tempo para ensinar, para caminhar, enfim se ocuparia mais da obra de deus do que de sua própria vida e afazeres. Na sua entrega  sem  reservas é que Deus  preparou todos os suprimentos necessários para sua vida. Deus usou uma viúva rica para fazer aquilo que era sua vontade de DEUS para com Eliseu . Porém aquela mulher além de ser provedora para o profeta abriu a oportunidade para receber também o melhor. A bíblia diz que aquele que recebe um profeta na qualidade de profeta. O honrando como enviado de Deus, recebe o seu galardão, a sua recompensa.

B – Como receber a benção de DEUS no seu ministério. Pv 8:17 e 18

1º Entregar verdadeiramente todos os teus valores materiais e profissionais a   DEUS, sem reservas, I RS 19: 49 a 21.

Eliseu ao ser chamado para exercer seu ministério não titubeou na entrega de todos os seus valores. Deixou seu pai e mãe, deixou os dois e ainda pegou a junta depois que trabalhava e a consagrou a DEUS. Ainda dividiu tudo com o povo, como sinal de seu futuro ministério. Ele havia entregado tudo a Deus e então viveria a honra de DEUS   PV 15:33

2º - Não questionar em meio a crise que o povo ao redor viver – II REIS 4:1, II REIS 4:42 e 43.

Em meio às crises temos a tendência humana de ficar com pena ou dó do povo de Deus, assim tomamos atitudes de falta de fé. Eliseu poderia se sentir mal , pois,  a forma com que a viúva colocou a situação surgeria amargura. Era quase uma cobrança, pois seu marido era um servo de Deus fiel e de repente ela estava vivendo uma situação estranha e de miséria  o que não seria normal para uma serva de Deus. Porém  Eliseu não se abalou e liberou uma palavra profética para aquela mulher. Obviamente sempre que ele precisasse de azeite, sabia onde encontrar. Da mesma forma não questionou a porção pequena de pães que tinham os discípulos e Deus fez sobejar  para ele também    PR 18:8




3º ser ciente da honra que Deus tem para você, e desprezar os pratos de lentilha do diabo    II REIS 5:15 a 17.

Eliseu era consciente do que é viver a honra de Deus, e não precisaria de presentes de ninguém, sabia que tudo tinha seu tempo. O general Naamã é que levou um  presente da terra de Israel, dado o testemunho por parte de Eliseu. Eliseu valorizou ao Senhor, e isso foi reconhecido pelo general Naamã.
Outro homem de Deus que era consciente da honra do Senhor foi Abraão que não aceitou as honras do rei de Sodoma (GN: 21 a 24). Era uma questão de soberania. Já o discípulo de Eliseu, não tinha ciência do que era a honra e o tempo de Deus e junto com os presentes de Naamã recebeu sua lepra também ( II RS: 26 e 27)

4º Saber que os reis deste mundo podem viver a crise, porém Deus te preserva e te honra. (II RS 6:25, 31 e 32)

O homem de Deus sempre recebe de Deus o livramento. Samaria vivia o cerco, o pior momento para o povo, porém Eliseu vivia a honra de Deus em sua casa onde nada faltava, e ainda profetizava bençãos para o povo que acreditasse em suas palavras (II RS 7:18 a 20)
Outro homem de Deus que viveu esta honra foi Elias, todo Israel estava sem alimento, e ele comia carne de manhã e a noite e bebia água corrente em plena seca (I RS 17: 1 a 6). Acabou a água e Deus enviou uma viúva pobre para ajudá-lo (I RS 17: 9 a 11)

5º saber que nos momentos de crise, você ainda vai ajudar os endividados deste mundo  II RS 6:5 a 7

A situação era tão crítica que os discípulos dos profetas moravam num cubículo. Eliseu que era um homem acostumado a viver a honra de Deus, convenceu os discípulos a ampliarem sua morada, porém quando constríram a nova moradia foi pedido um machado emprestado, e não poderiam devolver e ficariam endividados. Eliseu de forma milagrosa restituiu o machado o eximindo de uma dívida.

(DT 15:6)

CONCLUSÃO:

DEUS É FIEL, E QUER NOS HONRAR E USA SE FOR NECESSÁRIO ATÉ NOSSO INIMIGO COMO FOI HAMÃ QUE TEVE QUE HONRAR MORDECAI. DEIXE QUE O REI DOS REIS TE HONRE NO TEU MINISTÉRIO COM O MELHOR DESTA TERRA.

ESTER 6:9 -11 

Fim .........   Amém.............

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.