quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Curso para Noivos...

 

Gn 2:18 – Lemos no capítulo 1 que tudo quanto Deus criara era "muito bom". Aqui pela primeira vez constatamos algo que "não era bom'. Realmente não é bom que o homem fique sozinho. Uma auxiliadora foi criada por Deus para estar com ele.  "idônea", ou, "aquela que lhe corresponde ou "que está como diante dele". Existem situações em que pessoas ficam sós. O ideal da criação de Deus é que cada homem tenha sua esposa, cada mulher o seu marido.
Gn 2:24 – Há três princípios sobre matrimônio neste texto:
1.    Deixar pai e mãe – Gênesis originalmente foi escrito na língua hebraica. No hebraico há um verbo forte aqui, com o sentido de "abandona". Não somente deixar pai e mãe. É abandonar !
Obviamente que não há o sentido de desprezo nesta idéia. Mas, sim, de uma real separação. O ideal é que o novo casal more LONGE dos pais dele ou dela. Porque iniciam vida nova. O casal agora é uma família: seus pais são apenas parentes.
O casal aprende a resolver todos os seus problemas por si só. Sem a interferência "da barra da saia da mãe".
Suponhamos uma situação em que marido-mulher encontram-se em discordância ou problema. Ele (ou ela)  procuram a "mãezinha". O que essa mãe (ou sogra) responderá ? Se for realmente sábia, dirá – "não me conte nada ! volte para seu lar ! resolvam vocês mesmos !"
  1. Une-se à sua mulher (união – O fator "UM") – tal princípio vale para ambos: Ele & Ela. Porém a maior ênfase é ao homem. O marido se une à sua mulher. Este é o princípio da FOCALIZAÇÃO. Ele focaliza sua atenção NELA. Geralmente é mais comum que MULHERES focalizem sua atenção no lar. São elas que engravidam, amamentam... O marido é que tem que aprender que, casando-se, sua vida é a ESPOSA; sua vida são os filhos; o lar enfim. Seus pensamentos têm que estar 100 % voltados para o lar.
  2. Tornando-se os dois uma só carne – ambos uma só pessoa, na matemática de Deus 1 + 1 = 1. È uma linda semelhança com Deus: Deus é um, e ao mesmo tempo, TRÊS. O casal é um, e ao mesmo tempo duas pessoas. Há um erro que as pessoas fazem ao dizer – "caso-me com fulano; dou 50% de minha vida a ele; ele me dá 50% também. Somados, somos um casal 100%. Erradíssimo. Se cada um dá só metade, a quem darão a outra metade ? E na matemática de Deus, duas metades somadas resultarão num casamento pela metade.O certo é: o homem inteiro (100%) doado à sua esposa;A mulher inteira (100%) doada à seu marido;Ambos somados dá exatamente 100%, nada menos, nada mais !



Gn 2:25 – estavam nus e não se envergonhavam ! Há 2 sentidos para "estar nu"
Físico: (corpo, sexo, contato íntimo, carícias, etc.) – esta parte é objeto de um estudo especial a respeito. Sobre a benção do sexo, do íntimo contato matrimonial
Mental: (conversa, relacionamento humano, sem segredo, sem barreiras !
Estar nu, especialmente na MENTE: desnudam-se um perante o outro. Relacionamento saudável ! Pois guardar segredos adoece o casal. Rancores guardados transformam-se em ressentimento com "mau cheiro". È terrível um casal onde não existe liberdade de expressão, onde cada um não pode falar o que gostaria de falar! Perante o cônjuge, abrimo-nos inteiramente. Não há barreiras, máscaras, nada. A mulher conhece cada defeito dele; as fraquezas e limitações de seu marido. O homem conhece cada defeito dela; suas fraquezas e limitações. Isso é saudável. Pessoas que não abrem seu coração a seu próprio cônjuge, ou, a ninguém, tornam-se neuróticas. Abrigam no próprio ser problemas que nunca se resolvem porque não são ventilados. Emboloram. Tornam-se ranzinzas e insatisfeitas. Como é bom ter alguém para desabafar, abrir o coração, falar tudo, ser compreendido ! E esse é o melhor amigo (ou amiga) é o próprio cônjuge.


O Amor
Perguntas:
1.    Como desenvolver o amor entre um casal ?
  1. O amor "apaixonado" de namorados continua na vida conjugal?
  2. Os anos de casamento fazem o amor crescer ou diminuir ?
Essas são as mais graves e importantes perguntas para um casal. Pois nelas se encerra toda nossa vida. O casamento depende do amor: nasce no amor, vive do amor, e sem amor o casamento acaba.

Dois lados: um triste, outro glorioso
No Brasil, há alguns anos, uma estatística demonstrava: 40% dos casamentos terminam em desquite. Isso significa que em 10 casamentos feitos hoje, 4 se desfarão amanhã! E isso sem contar os casais que, embora "vivendo juntos", não se compreendem, apenas "toleram-se"Um casal que se une realmente pela vontade de Deus, tem um amor CRESCENTE. O amor de namorados, depois de noivos, depois de lua de mel, vai se desenvolvendo. Quanto mais passam-se os anos, maior é o amor conjugal! A compreensão, a ternura, a satisfação, tudo aumenta !

Como responder àquelas 3 perguntas acima ?
PRIMEIRO: o Amor vem de Deus.

"Aquele que não ama, não conhece à Deus, pois Deus é amor." I Jo 4:8
"amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus, e conhece a Deus". I Jo 4:7
"Se de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros". I Jo 4:11
·         Só um casal que tem Deus no lar, é que tem o amor crescente. Pois Deus é quem sustenta, alimenta, desenvolve o amor !
  • Ilustração; um casal "quente", "apaixonado", pode ser comparado a um prato com comida quentinho. Tal prato é colocado sobre uma mesa. Passam-se 2 horas: está gelado.
Um outro casal, mesmo não tão "quente", é como um prato com comida fria. Tal prato é colocado sobre a chapa de um fogão a lenha. Passam-se muitas horas: o prato se aqueceu e não esfria! Só um casal "em Jesus" é que não se esfria com o passar do tempo.
"... à imagem de Deus o criou, homem-mulher" – Gn 1:27.
"Deus nos predestinou para sermos CONFORMES À IMAGEM DE SEU FILHO..." – Rm 8:29
- Só duas pessoas que TEMEM A Deus é que são transformadas à própria imagem de Deus. Faz parte desta "figura" divina implantada no casal, o AMOR.

O verdadeiro casamento é um triângulo. Não é "união de dois". Isso seria materialismo e seria incompleto. Deus é a 1ª pessoa no casamento. O amor de Deus é que nutre o amor conjugal.
SEGUNDO: o amor não é "paixão"
Há um provérbio popular que faz uma caricatura do casamento:
" O amor é uma flor roxa que nasce no coração do trouxa ! "
Amor-paixão é assim mesmo: imaturo, infantil, irracional, errado. Pega fogo num minuto, noutro já apagou. É esse o "amor" que levam muitos a um casamento apressado, infeliz, fracassado.
Fp 1: 9 e 10: "e também faço esta oração: que o vosso Amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda percepção, para aprovardes as coisas excelentes..."
Amor é CONHECIMENTO. Conhecimento tem a ver com nossa capacidade de decisão: nós somos capazes de "tomar a decisão de amar"."Amar" não é ser "arrebatado" por um sentimento irracional por um fulano qualquer."Amar" (amor verdadeiro) é DECIDIR amar alguém. È conhecer a pessoa e adquirira a habilidade de perceber se essa é a pessoa certa para o casamento. Perceber "aprovar as coisas excelentes".
TERCEIRO: A amor de Deus é ÁGAPE
O idioma original do Novo Testamento, o grego, possui três palavras para o termo em que em português define-se apenas como "amor".
Em grego as 3 palavras são:
·         Eros: "amor erótico". É o amor mais baixo. Egoísta, individualista. Diz respeito ao sexo também – mas abrange mais do que isso. É o amor que só quer ganhar, receber, e não quer dar nada.
  • FILIA – "amor familiar" – É "amar a quem ama", é gostar só de quem gosta de mim. É só fazer o bem a quem também possa me ajudar.
  • ÁGAPE – "amor sacrificial" - Este foi o amor que levou Jesus a morrer pela humanidade. Este é o amor que um casal deve ter: cada um "morrer pelo companheiro". Dar tudo. Sacrificar-se.
QUARTO: o amor deve ser cultivado
No namoro há coisas características e peculiares:
- beijos - segredos - bilhetes - flores - perfume - carícias - surpresas - cartinhas - presentes - etc.
Por que tudo isso não continua na vida conjugal ??????

Uma moça, no namoro, se enfeita toda para encontrar-se com o "amado". Depois casa-se com ele. Não se enfeita mais, e desanda a engordar.   (Viu Ediane !!) Não cultivou o amor.Um rapaz dá flores à namorada, bilhetes, etc. Casa-se com ela. Não dá mais rosas nem cartinhas. Não está cultivando o amor.

O romantismo do namoro deve ser preservado, cultivado, cuidado, como se fosse uma plantinha delicada que sem água seca logo. As coisas mais "FÚTEIS": beijinhos, carinhos, palavras românticas, etc. é que são as mais importantes para um casal se amar sempre !

Orçamento Familiar

Importância: Lucas 14: 28 à 30 – ter prudência como regra nos permite experimentar o milagre multiplicador do Senhor (prosperidade)
Planilha de custos: é bom que o casal possua uma planilha de custos mensais, isso nos ajuda a enxergar nossas necessidades básicas, das quais não podemos abrir mão. Antes de casarmos não nos damos conta de que teremos que pagar água, luz, gás, etc...

Exemplo:
Item
Custo
Dízimos e ofertas

Alimentação

Moradia (aluguel/prestação)

Água/luz/IPTU

Telefone

Saúde

Transporte

Pão e leite

Vestuário

Higiene e beleza (cabeleireiro, depilação,etc.)



Planejamento de gastos: uma vez que o casal já possua um valor fixo mensal de gastos necessários, convém criar um planejamento de gastos contendo os valores de entradas, os gastos necessários, investimentos extras ( compra de casa, carro, passeios, objetos, etc.)
Entradas (soma dos salários)

Saídas (gastos necessários)

Saldo

Investimentos extras

Métodos anticoncepcionais
Lucas 14:28 – "Pois, qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir ?
Provérbios 10:22 – Filhos são bênçãos e benção enriquece e não acrescenta dores
Mateus 10:16b – "Sede, portanto, prudentes como as serpentes, e símplices como as pombas".
Filhos são dádivas divinas! Com toda alegria e certeza que afirmamos, mas ao mesmo tempo, temos a sabedoria e o discernimento para sabermos PLANEJAR a edificação de nosso lar.É perfeitamente bom e salutar o casal planejar todos os detalhes de sua casa, de seu lar (móveis, finanças, atividades, etc.). Por que não planejar também o MAIS IMPORTANTE, qual seja, o número de filhos que terão ?Há maneiras de evitar-se filhos, para que, na hora desejada, eles sejam acrescentados no lar.
Vejamos alguns dos métodos mais eficazes:
Mulher: Pílula anticoncepcional – impede a ovulação, deve ter acompanhamento médico.
Homem: Camisinha: recolhe o esperma ejaculado. É mais seguro não permitir o amolecimento do pênis dentro da vagina para que o esperma vaze.
A Fisiologia do sexo:
·         A parte material ( física) do sexo faz parte, também, do plano de Deus para a felicidade de um casal.
  • Deus criou o homem – mulher ( casal) para desfrutar de um relacionamento COMPLETO, cheio de satisfação e prazer. Em todas as áreas, inclusive sexualmente.
(Gn 2:18; Gn 2:24; Gn 24:67; Pv 5:18 e 19; Pv 18:22; Hb 13:4)
·         Um casal deve conversar sobre sexo, e conversar muito. Cada um deve saber como o outro entende o assunto. Cada um deve saber dar prazer ao outro.
  • Jamais este assunto – NO CASAMENTO – deve ser "tabu" ou "coisa vergonhosa". Pelo contrário: deve haver toda abertura para que ambos falem tudo o que quiserem.
SEXO e AMOR
a.    A parte física completa a parte mental, emocional, espiritual. É como um prêmio a duas pessoas que se amam. E isto lhes dá segurança e felicidade.
Se houver sexo ( físico) sem amor (espiritual, emocional), a coisa se torna animal ( qualquer animal tem sexo sem amor, sem mútua entrega).
  1. A felicidade está no AMOR. "Amor de Deus" é ENTREGA. É dar sem esperar receber. O homem é feliz no sexo na medida em que consegue levar sua esposa a ter prazer. Da mesma forma a mulher: deve dar o máximo de prazer a seu marido.
Infelizes os casais onde cada um pensa só em si mesmo. Aí é provável que não haja entrosamento sexual.
  1. O amor é permanente, enquanto o sexo é transitório. O amor é eterno. O verdadeiro amor é assim: cada um dá tudo ao companheiro; cada um se entrega 100%. Não depende de o outro (ou a outra) ser lindo ou não, essas qualidades físicas são passageiras.




As partes genitais

O homem e a mulher se completam, correspondendo-se mutuamente nas partes genitais de um e de outra.

Homem Mulher
Pênis............................... vagina
Glande............................. clitóris
Testículos......................... ovários
Espermatozóides............... óvulos

A excitação

É a vontade de usufruir do sexo. O corpo tem um "alarme" que é acionado por alguns "botões". No homem esses "botões" são:
·         os olhos ( simplesmente vendo, ele já se excita)
  • o tato ( pele, toques, mãos, especialmente os lábios)
  • mas, principalmente, a glande ( parte mais sensível do pênis)
Na mulher os "botões" que ligam seu "alarme" são:
·         o tato ( toque, mãos, beijos, etc. em especial o pescoço, a raiz dos cabelos, as coxas)
  • principalmente o clitóris
  • bico de seios
O primeiro sinal de alarme: na MULHER, a lubrificação vaginal. No HOMEM, o endurecimento do pênis e também sua lubrificação.
Orgasmo

É o clímax do processo de excitação. Ambos se levam até este "máximo". No homem: aí ocorre a ejaculação (os espermatozóides, imersos no líquido espermático, chamado esperma, são expelidos, em contrações musculares); na mulher: há também uma ejaculação (líquidos expelidos, contrações musculares).
O homem chega uma vez até o orgasmo e daí, para ter outro, é preciso esperar. Alguns só tem um orgasmo.A mulher pode chegar mais que uma vez ao orgasmo. ( leva esta vantagem sobre o homem).
A excitação do homem é rápida, como rápida também a caída da excitação após o orgasmo. Na mulher é tudo mais lento: tanto o aumento como o declínio da excitação. O homem deve ser sensível a esta "demora" da mulher. Jamais ser apressado.
Preconceitos e tabus

Vamos mencionar este assunto com perguntas:
Quem gosta mais de sexo, o homem, ou a mulher ?
R. Ambos, igualmente. É comum dizer-se que o homem gosta e a mulher "não deve gostar". (ou se a mulher gosta, é malandra...)
Ambos gostam e precisam do sexo.

Quem tem mais prazer no sexo, o homem ou a mulher ?
R. Ambos têm prazer. É provável, até, que a mulher tenha mais prazer que o homem, por ter mais partes excitáveis, e por poder chegar ao orgasmo mais vezes.
Sexo faz bem à saúde ?
R. SIM. O corpo tem glândulas que estimuladas pela atividade sexual emitem substancias que dão mais saúde à pessoa.
Falta de sexo faz mal à pessoa ?
R. NÃO (ou sim conforme explico). Não, porque o aparelho sexual jamais enferruja...funciona sozinho (se um homem não tem relações, há a poluião noturna, onde o excesso de espermatozóides é expelido). Uma pessoa pode viver a vida toda sem sexo, e estar sempre preparada para ter relações normalmente. "SIM" – faz mal – apenas para as pessoas que "inculcam" ( pensam demais, ficam psicologicamente sofrendo a falta...). O mal, portanto, é causado pela sua mente, e jamais pelo sexo em si.
Sexo é para procriar ou para ter prazer ?
R. Para as duas coisas. Podemos até dizer que é para o prazer. Entendendo, nisto, que num casamento , onde duas pessoas se amam fielmente, e cada uma procura dar prazer à outra. O sexo é uma forma de louvar a Deus (obviamente na vida matrimonial, jamais fora), porque duas pessoas vivem o que Deus inventou: um prazer físico de mútua entrega.



Casamento & Problemas

Todo jovem, ao preparar-se para casar, deve saber que esse preparo terá dois resultados na sua vida "a dois":
1.    Não terá problemas no casamento.
(afinal preparou-se para NÃO TER PROBLEMAS)
  1. SABERÁ ENFRENTAR os problemas do casamento.
(Com todo o preparo do mundo...sempre haverá problemas)
Em outras palavras:
Preparamo-nos para ter um casamento bom: sem conflitos. Mas o importante é sabermos que conflitos e problemas sempre haverão, e devemos ser sábios para enfrentar e vencer todo e qualquer problema !


Há 3 maneiras de enfrentar-se os problemas
1ª Maneira – ERRADÍSSIMA - o homem e a mulher, tendo um determinado problema, colocam, cada um , A CULPA NO OUTRO.
2ª Maneiro – MELHOR, MAS NÃO IDEAL - Ambos se unem para , juntos, olhar, analisar o problema.
Isto é bom, mas não é o melhor, pois dificilmente os problemas do casal são tão "externos" assim.
Os problemas começam DENTRO de nós. Dificilmente DE FORA de nós.
3ª Maneira – MELHOR E MAIS SÁBIA – O homem procura olhar "COM OS OLHOS DE SUA ESPOSA", PARA DENTRO DE SI MESMO, isto é, ele pensa: como ela me vê ? Que defeitos eu tenho ? O que tenho que a irrita  e assim por diante.
E o mesmo com a mulher: ela se olha como com os olhos do marido.
Desta forma, cada um admitindo os próprios erros, todo e qualquer problema se resolve.
Quais as reações do verdadeiro cristão ?
Os versículos abaixo referem-se a relacionamento humano em geral. Mas vamos utiliza-los quanto AO CASAL PROPRIAMENTE DITO.
Romanos 12: 17 à 21 - Aqui "inimigo" seria a esposa, ou o marido...
( e realmente, infelizmente, é muito comum a esposa ou o marido serem um dos piores inimigos de uma pessoa)
Vs 17 - A VINGANÇA é proibida por Deus. Proibidissima.
VS 18 - "quanto" depender de mim. Em outras palavras: DEVO FAZER TUDO – TUDO E SEMPRE TUDO – para ter paz com a minha esposa ( ou meu marido). Nem que ela (ele) não faça nada, mesmo assim FAREI TODA A MINHA PARTE.
Vs 19 - A única vingança correta é a que procede de Deus. Se alguém pratica o mal, Deus condenará. A pessoa pagará, mas pela justiça divina, e não pela justiça humana.
Vs 20 - Fazer o bem a quem não merece não surte o mesmo efeito que "colocar brasas na cabeças da pessoa", isto é, o ofensor ficará COM A CABEÇA QUENTE!
Por exemplo, a esposa maltrata o marido. O marido a ama e lhe faz bem. Aí a cabeça dela ESQUENTA: "como é que eu o maltrato, e ele só me acarinha ?". Aí ela acaba mudando de atitude. É assim com qualquer casal.

Mateus 5: 38 à 42 – Também é um mandamento contra a vingança
Nunca um casal resolverá problemas com vingança, com rancores, com cara feia, com gelo, com birra, etc.
Basta seguir o princípio bíblico que as "brasas" vão "esquentar" (para o bem) a cabeça da esposa ou do marido.
Vs 39 - "volta-lhe a outra". É saber devolver uma ofensa com amor. É não se vingar, mas expor-se à ofensa, Aí o ofensor perde a graça.
Vs 40 à 42 - Fazer o que o outro precisa. Mesmo quando a gene acha que ele (ela) não mereça mais nada; fazendo bem, fazendo coisas A FAVOR até de quem está errado. Isto produzirá a reconciliação, a resolução do problema.
Deveres Marido & Mulher
O que precisa o marido fazer à esposa, para ser um bom marido ?
O que ela deve fazer ao marido, para ser uma boa esposa ?
Se fôssemos alistar um a um os diversos deveres de um para com o outro, provavelmente esta lista seria bem longa.
Há. Porém, na Bíblia, DEVERES BÁSICOS.
Resumindo de acordo com a orientação bíblica, são somente DOIS os deveres do homem para com sua mulher e DOIS os deveres DELA para com ELE.
Os texto básicos são: Ef 5: 22 À 33 e I Pe 3: 1 à 7
Efésios 5: 22 à 24 – I Pedro 3: 1 à 6 - ESPOSA
O primeiro dever da mulher, de acordo com estes versículos, é a SUBMISSÃO:
O segundo dever da mulher, de acordo com EFÉSIOS 5:33 é o RESPEITO
A mulher deve obedecer o marido e respeita-lo.
Efésios 5:25 – Efésios 5: 28 à 30 – I Pedro 3:7- MARIDO
O primeiro dever do marido : O AMOR
O segundo dever do marido: O CUIDADO
O homem deve amar a sua esposa e cuidar dela.
Complemento
Uma das melhores definições de casamento é esta palavra "complemento". Ele e ela se completam. Cada um sozinho não é mais um todo em si mesmo. Ele precisa dela e ela precisa dele para se completarem.
A diferença dos deveres mútuos dá vida e realidade ao "complemento".
Enquanto a mulher anela um homem em quem possa confiar, em quem possa descansar, amparada nele, o marido anseia por uma mulher a quem possa se dedicar inteiramente e ampara-la.



Natureza humana
Deus nos criou assim. Acima de valores sociais, psicológicos, há o plano de Deus para sua criação. O complemento homem – mulher (imagem de Deus) se expressa sendo que cada parte deve agir e reagir seguindo seus dois deveres básicos. Jamais a orientação divina dá nisto a idéia de supremacia masculina ou humilhação feminina. Os valores sociais é que têm torcido a verdade bíblica, dando-lhe interpretações completamente erradas.
O dever do marido "AMAR" é seríssimo. "Como Cristo amou a igreja". Amou ao ponto do sacrifício. Este deve ser o amor dele por ela: tudo gira em torno de agradá-la, de fazer tudo a favor da esposa, e sem medir esforços.
Quando o versículo 23 (Ef 5:23) menciona “o cabeça” , isto é uma riqueza a ser compreendida após o dever do amor. Não há nunca na Bíblia o mandamento ao homem: "dê ordens à sua mulher", nem "SEJA O CABEÇA". O que é orientado ao marido refere-se sempre ao seu primeiro dever: AMAR A ESPOSA.
"Ser Cabeça" é algo semelhante à função do cérebro para com corpo humano. O cérebro zela admiravelmente por tudo, movimentos, respiração, circulação do sangue, etc. E quando há um problema     (suponhamos um corte, um acidente) o cérebro dá o alarme: "pára tudo". Dirige todas as suas energias para reparar o mal.
Assim o marido exerce sua função de amar e cuidar da esposa, sua posição de cabeça deve ser um descanso para a mulher, uma benção, um fator de contentamento constante para ela ! Pois a mulher sentirá sempre que Ela ocupa o 1º lugar nos pensamentos dele, que as atenções do marido voltam-se prestimosamente para ela e a envolve em cuidados e carinho.



Questões práticas
1.    Em vista dos deveres, quem é mais importante: o homem ou a mulher ?
R. Jamais ele ou jamais ela. Ambos são igualmente importantes.

  1. Em vista dos deveres, é mais difícil ser homem ou ser mulher ?
R. O que ocorre geralmente é que cada um defende o "seu próprio lado". O homem diz que é mais difícil ser homem. A mulher, que é mais difícil ser mulher. Mas certo é que para ambos os deveres são difíceis. Igualmente difíceis. Ou, por outro lado, quando o casal se ajusta sob a graça de Deus, ambos levando a sério os deveres que Deus lhe outorgou, para ele e para ela torna-se fácil cumprir com seus dois deveres básicos.

  1. Por que não são iguais os deveres do marido e da esposa ?
R. Simplesmente porque homem e mulher são bem diferentes um do outro. Fisicamente, pele, estrutura óssea e muscular, e a parte mais óbvia, que é o aparelho sexual. Mentalmente, a parte feminina se inclina mais a intuição e emoções; a parte masculina se inclina mais ao racionalismo. Nenhum é completo – mas a fraqueza de um se completa com a tendência mais acentuada do outro.

  1. Submissão significa que o marido decide e a mulher vai atrás ?
R. Isto é interpretação errônea. Um marido que ama nunca decidirá nada que seja contrário à expectativa da esposa. Ambos terão sempre diálogo e compreensão mútua, de sorte que a decisão será sempre à dois. O marido pode dar a palavra final, mas a esposa terá total participação na decisão a ser expressa. Este é o relacionamento que Deus planejou para o casal, ambos caminham juntos, mas a esposa espera que o marido expresse as decisões às quais ela tranqüilamente se submeterá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.