terça-feira, 21 de agosto de 2012

Missões dirigidas por Deus - Ministério de Evangelização Cristã.



Missões dirigidas por Deus

Tendo como base Atos 1:8, vimos até agora a Igreja cumprindo três dos quatro passos desta ordem. Jerusalém, toda a Judéia e Samaria, já foram conquistadas para o Senhor Jesus. Falta agora o último e mais difícil passo: ?até os confins da terra?. E a Igreja começa a cumprir esta missão em Atos 13 com Paulo e Barnabé em sua primeira viagem missionária.

E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.?
Atos 13: 2

Alguns podem se perguntar: Por que Deus escolheu a Paulo para ser missionário entre os gentios e deixou Pedro e João, por exemplo, somente entre os Judeus? Não vamos discutir aqui qual dos três possuía maior poder de Deus ou quem era mais ungido pelo Espírito do Senhor. Entendemos que os três possuíam todos os dons do Espírito e eram igualmente ungidos por Deus. O que iremos discutir é uma frase que muitas vezes passa desapercebida no evangelho de Mateus.

E a um deu cinco talentos, e a outro, dois, e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.?
Mateus 25: 15 (grifo meu)

Deus não despreza a capacidade natural de uma pessoa; antes, a aperfeiçoa. Deus escolheu a Paulo, porque ele, através de sua capacidade, tinha livre acesso no mundo conhecido. O que não poderia ocorrer com Pedro e João.
Por favor, não me entenda mal. Não estamos dizendo com isso que Deus não use os menos estudados; por favor, não é isso! O que estamos querendo dizer é que Deus usa as pessoas certas para as funções certas. Veja o relato de Paulo sobre o seu próprio ministério missionário:

E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivera debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivera sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns.?
I Coríntios 9: 20-22

O que Paulo está fazendo no texto acima é uma expressão moderna: missão transcultural.

Conselhos práticos

Meu conselho para você que quer fazer a obra de Deus é: estude, estude, estude! Se você acha que o seu chamado é para pregar a Palavra de Deus, devore a Bíblia; faça um curso de idiomas ? inglês seria uma boa opção ? faça um curso de Teologia e não se esqueça de seus estudos seculares. Estude o máximo que puder.
Se você tem chamada missionária, ore para que o Senhor lhe revele para onde ele quer que você vá e então estude a língua desse povo, seus usos e costumes. Enquanto estuda, ore pelos mesmos, esteja se preparando e Deus vai honrar a sua chamada.
Para reforçar o que estamos falando, devemos lembrar que em determinadas situações, Paulo usava a sua condição de cidadão romano em benefício próprio (At 16: 37), e o mais importante de tudo: nunca deposite o seu ministério em mãos humanas! Nunca deixe um homem dirigir os seus passos.

E, passando pela Frigia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para a Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. E Paulo teve, de noite, uma visão em que apresentava um varão da Macedônia e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos!?
Atos 16: 6-9

Pouco depois de Paulo ter ido para a Macedônia, chegou a uma cidade chamada Filipos, onde depois de ter expulsado um demônio de uma jovem, foi açoitado com varas e jogado na prisão, mas ele sabia a qual Deus estava servindo.

Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia.?
II Timóteo 1: 12

Dificuldades, problemas, tribulações, perseguições, etc, sempre irão existir, mas sempre faça questão de estar no centro da vontade de Deus para a sua vida.
Que Deus lhe abençoe e nos dê ousadia para que estejamos alvoroçando o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.