sábado, 25 de agosto de 2012

Sábado, um dia especial...

Sábado um dia especial
Sábado um dia de cura
Sábado um dia de encontro com Deus
Sábado o dia do Senhor
Sábado um dia de milagres
João capitulo 5

1 Depois disso havia uma festa dos judeus; e Jesus subiu a Jerusalém.

2 Ora, em Jerusalém, próximo à porta das ovelhas, há um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco alpendres.

3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados [esperando o movimento da água.]

4 [Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; então o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.]

5 Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo.

6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são?

7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

8 Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.

9 Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar. Ora, aquele dia era sábado.

10 Pelo que disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito.

11 Ele, porém, lhes respondeu: Aquele que me curou, esse mesmo me disse: Toma o teu leito e anda.

12 Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda?

13 Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se retirara, por haver muita gente naquele lugar.

14 Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.

15 Retirou-se, então, o homem, e contou aos judeus que era Jesus quem o curara.

Vida através do Filho de Deus

16 Por isso os judeus perseguiram a Jesus, porque fazia estas coisas no sábado.

17 Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

19 Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.

20 Porque o Pai ama ao Filho, e mostra-lhe tudo o que ele mesmo faz; e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis.

21 Pois, assim como o Pai levanta os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer.

22 Porque o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento,

23 para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.

24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.

25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.

26 Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos;

27 e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem.

28 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão:

29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.

30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

Testemunhos sobre Jesus

31 Se eu der testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.

32 Outro é quem dá testemunho de mim; e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.

33 Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade;

34 eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto para que sejais salvos.

35 Ele era a lâmpada que ardia e alumiava; e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz.

36 Mas o testemunho que eu tenho é maior do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que faço dão testemunho de mim que o Pai me enviou.

37 E o Pai que me enviou, ele mesmo tem dado testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes a sua forma;

38 e a sua palavra não permanece em vós; porque não credes naquele que ele enviou.

39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;

40 mas não quereis vir a mim para terdes vida!

41 Eu não recebo glória da parte dos homens;

42 mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.

43 Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, a esse recebereis.

44 Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus?

45 Não penseis que eu vos hei de acusar perante o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.

46 Pois se crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim ele escreveu.

47 Mas, se não credes nos escritos, como crereis nas minhas palavras?

Era sábado e Jesus estava dirigindo-se para uma festa. No caminho Ele parou no tanque de Betesda onde Ele observou ali aquela multidão de doentes. Lá naquele lugar ele encontrou um homem que estava enfermo havia muito tempo.

O Senhor Jesus Cristo perguntou ao homem se ele queria ser curado. O homem não respondeu a pergunta Do Senhor Jesus Cristo. O homem, no lugar de responder a pergunta do Senhor Jesus começou a falar das dificuldades que ele enfrentava para ser curado.

Isso acontece conosco também. Quantas vezes temos uma necessidade e procuramos a palavra de Deus para nos ajudar. Mesmo quando o Senhor nos mostra a palavra que tanto procurávamos não acreditamos na força e poder que há na maravilhosa Palavra do nosso Deus e resolvemos dar mais atenção as dificuldades e aos desafios do que confiar e esperar no poderoso poder do nosso Deus.

Ora! Aquele homem não sofria há quatro meses e sim há quase quarenta anos. O fato daquele homem estar ali já demonstrava que, mesmo diante das dificuldades da vida, aquele homem não havia desistido de buscar a cura dele. Mas existia um problema na busca daquele homem: ele esperava mais dos homens do que do Senhor. Aquele homem estava colocando as suas esperanças mais num braço humano do que no forte e poderoso braço do Senhor. Todos nós sabemos que a força humana é nada diante da infinita e misericordiosa força de Deus. Todos nós sabemos que só o nosso Deus pode mudar qualquer situação nas nossas vidas por mais adversa que elas possam parecer.

Mesmo diante das murmurações e desculpas do homem, pois o doente não sabia quem é que estava falando com ele, o Senhor Jesus Cristo, apesar das palavras do enfermo, pode ver que o homem desejava ardentemente ser curado e novamente o Senhor Jesus dirigiu-se ao homem e disse:

Levanta-te, toma o teu leito e anda. João 5:8

O Senhor Jesus realizou ali um maravilhoso milagre:

9 Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar. Ora, aquele dia era sábado. João 5:9

O homem foi curado imediatamente. O homem ficou curado na mesma hora. Aquele dia era o quê mesmo?

Domingo?
Sexta feira?

Não! Aquele era o maravilhoso dia do Senhor. O sábado. Não o sábado dos judeus e sim o sábado do nosso Senhor. O dia de sábado ao contrário do que muitos pensam ser um dia de prisão e de privação é na verdade um dia de bênçãos, é um dia de nos encontrarmos com o nosso Deus. É um dia separado por Deus para que possamos receber dEle os seus benefícios. Benefícios diversos como: liberdade, paz, descanso, cura, restauração, perdão, contemplação da natureza, adoração, serviço ao próximo, visita aos enfermos, reunião com os irmãos da igreja, reunião com os amigos e familiares, estudo da palavra de Deus... Não que Ele não faça milagres e curas nos outros dias da semana e sim que Ele abençoou e santificou de maneira muito especial o dia de sábado.

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

Êxodo 20:4

25 Em verdade, em verdade vos digo que vem à hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. João 5:25

21 Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas.

22 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

23 Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural;

24 porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era.

25 Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer. Tiago 1

Quantas pessoas não estão presas no mundo do pecado e no mundo do engano. Quantas pessoas estão sofrendo com situações que poderiam perfeitamente serem eliminadas somente pela presença do Senhor na vida delas. Quantas pessoas não se encontram doentes e mortas psicológica e espiritualmente e estão necessitadas de uma milagre nas suas vidas.

Por isso a palavra do nosso Deus nos orienta que não devemos somente ouvir as sua palavras e sim colocá-las perseverante mente em pratica para que possamos receber do nosso Deus todos os benefícios que necessitamos. A Palavra é clara: se ouvirmos a Palavra de Deus e não colocarmos em pratica estamos nos enganando e não teremos sucesso nos nossos empreendimentos.

3 E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos.

4 Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade;

5 mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele;

6 aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.

1 João 2

Ora! Se dizemos que conhecemos o Senhor Jesus Cristo devemos ouvir e praticar o que o nosso Deus de Amor está nos orientando:

24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida. João 5:24

47 Mas, se não credes nos escritos, como crereis nas minhas palavras? João 5:47

Amém e Graças a Deus. Fique na paz do senhor Jesus Cristo.