quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Semana Farroupilha em Passo Fundo - RS



Com o encerramento da Semana da Pátria, o município de Passo Fundo dá início às atividades tradicionalistas da Semana Farroupilha nesta quinta-feira.
Em um ato simbólico, na noite de quarta-feira, o prefeito Airton Dipp presenciou a extinção do fogo simbólico, que foi substituído pela Chama Crioula. A chama tradicionalista permanecerá acesa por 15 dias no Quartel da Brigada Militar de Passo Fundo.

---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---
Por onde se anda na cidade assim chamados (Prendas) chamam a atenção pelos detalhes da tradição Gaúcha, algo diferente para quem vem de outras regiões do pais.
---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---

Mostra Gaúcha levou milhares de pessoas à avenida em 

Passo Fundo

Mostra Gaúcha levou milhares de pessoas à avenida em Passo Fundo Diogo Zanatta/Especial

Entidades tradicionalistas levaram carros alegóricos para mostrar as riquezas da cidade no desfile conhecido como Carnaval Gaúcho

Um desfile farroupilha diferente, levou milhares de pessoas para uma das principais avenida de Passo Fundo. Semelhante a um carnaval, a Mostra Gaúcha mostrou as riquezas da cidade desde a época da colonização até os tempos atuais. O vencedor só será conhecido no dia 20 de setembro.

Depois de muito preparo, o patrão do Centro de Tradições Gaúchas Dom Felipe de Nadal, Arnaldo Gal entrou na avenida satisfeito com o resultado. Com oito carros alegóricos, eles contaram a história do comércio de Passo Fundo, desde os primeiros mascates e tropeiros, a Maria Fumaça e até a compra virtual, feita hoje pela Internet. Uma homenagem foi feita ao comerciante que ainda mantém na cidade o Bolicho Tio Ninin, onde que encontra de tudo.

- Dá orgulho, são 140 pessoas na avenida mostrando a força do gaúcho _ conta Gal. Além do CTG Dom Felipe, outras sete instituições passaram pela avenida, desenvolvendo temas como a fauna, flora, água, produção agrícola, indústria, produção de energia e cultura da cidade. Os temas foram escolhidos pela organização do desfile, que há 20 anos realiza a Mostra.

Na calçada e na varanda da casa da sogra Eva, o industrialista Enio Urio aproveitou o desfile com a mulher e os dois filhos. Até o cachorro da família foi levado à avenida para ver de perto o desfile dos carros alegóricos. 

- De ver a representação do cultivo da erva, do boi puxando o arado, lembrei da infância na colônia, foi muito bonito, contou Urio.

Enquanto eram aplaudidos pela população, as instituições eram avaliadas pelo olhar atento dos jurados. Quesitos como indumentária, carros alegóricos, autenticidade, fidelidade ao tema, cronologia e perfeição, além da pontualidade na concentração e dispersão, serviram como critérios para a escolha do vencedor da Mostra. 

Neste ano, participaram do desfile o CTG Guapos da Agronomia, Eduardo Muller, Fagundes dos Reis, Dom Luiz Felipe de Nadal, Cavaleiros do Mercosul, Estância Nova, Moacyr da Mota Fortes e a Associação de Trovadores Pedro Ribeiro da Luz. 

A Mostra durou três horas e levou mais de 15 mil pessoas para a avenida. O vencedor só será conhecido no dia 20 de setembro, após o desfile farroupilha e no momento da extinção da chama farroupilha. Conforme a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista Gilda Galeazi, todos os participantes receberão troféus como incentivo, mas o grupo com a maior pontuação receberá o troféu Paixão Cortes.









Na cidade de Passo Fundo ainda tem muitos outros lugares para se conhecer, nesta Semana a diversos eventos e atividades tanto Culturais como também religiosas.
















---x---x
---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.