quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Amor de paixão acaba depois de um ano,diz estudo


Um estudo realizado na Universidade de Pavia, na Itália, aponta que o amor de paixão dura pouco mais que um ano. Os pesquisadores descobriram que uma substância cerebral chamada de neurotrofina é a responsável pelas mudanças no comportamento dos casais, segundo a BBC.

Com a realização de estudos sobre relacionamentos longos e curtos, constatou-se que os níveis da proteína, responsável pelas primeiras exaltações do sentimento, como a euforia e a dependência que surgem logo no início de uma relação, baixam depois de certo tempo. Foram analisados 58 homens e mulheres entre 18 e 31 anos, nos quais verificou-se as alterações dos níveis dessa substância cerebral.

Os cientistas observaram indivíduos que haviam recém-iniciado um namoro - nos quais os níveis da proteína estavam elevados. Um ano depois, nas 39 pessoas que ainda estavam juntas, a quantidade da substância do cérebro havia diminuído.

Para um dos autores do estudo, Pierluigi Politi, a descoberta não indica que as pessoas deixam de estar apaixonadas, mas que o sentimento se tornou um tanto "estável". "O amor romântico parece ter acabado após algum tempo", declarou afirmando que novos estudos sobre o tema ainda serão realizados.

Veja 10 lições de amor que as mães inspiram nos filhos


<b>Perdoe</b><BR>O perdão é uma escolha, uma decisão que você faz e pode beneficiar mais a você mesma do que ao próximo. Para algumas pessoas, perdoar alguém é até mais fácil do que perdoar a si próprio. Liberte-se, porque ficar mantendo uma dor no peito apenas prejudica o seu espírito, e, com isso, nunca estará pronta para amar novamente. Perdoar é algo para você, e para ninguém mais Foto: Getty Images
Mães podem deixar lições importantes para toda a vida, até mesmo de exemplos do que não fazer.
Mães, de um modo geral, são inspiradoras, servindo como exemplo para que seus filhos tenham vontade de se esforçar para ser alguém melhor. No dia dedicado a elas, o site Madame Noire listou 10 lições para tirar daquela que nos deu a vida. Confira.
Você é bonita e brilhante

Você é uma joia. Todo dia olhe para o espeho e diga: "você é bonita, inteligente e especial" - e então acredite nisso, porque é verdade. Respire isso. Uma vez que acreditar nisso, ninguém poderá fazê-la se sentir feia ou insignificante. Seja você mesma.
Você pode ser feliz sozinha

Algumas mulheres pensam que precisam de um homem para se sentirem felizes, mas isso não é verdade. Estas mulheres se colocam em relacionamentos que não funcionam, aterrorizadas com a possibilidade de terem que refletir, sozinhas. É preciso entender que um relacionamento não define o seu valor ou faz você ser mais especial do que de fato é. Desenvolva uma relação de amor com você mesma, em primeiro lugar.
Respeite seu corpo

Às vezes, você precisa mirar-se nos exemplos do que não fazer, olhando para sua mãe. Se a sua mãe fuma, e você sabe que este é um hábito ruim, faça o contrário. Mães falam para seus filhos não fumarem, não abusarem do álcool, das drogas ou da promiscuidade. Algumas mulheres fazem loucuras com o próprio corpo em nome do amor, da tristeza ou da dor - mas todas nós temos escolhas. Cuide da sua alimentação e respeite seu corpo como se ele fosse um templo, porque você só em um.
Homens são apenas diferentes

Não tente sempre analisá-los ou entendê-los. Se você não consegue lidar com os defeitos dele, apenas deixe-o partir. O verdadeiro amor está em compreender o que a outra pessoa é - suas fraquezas e qualidades. Todos nós temos manias, mas se ele a respeita e a ama incondicionalmente, é preciso avaliar se as coisas irritantes que ele faz realmente são motivos para enfraquecer a relação.
Tudo bem se você chorar

Se você já teve coragem suficiente para se entregar a um amor, certamente já se decepcionou também. Mas a tristeza também faz parte da vida, por isso, chorar não é um pecado. Derrubar algumas lágrimas é reconhecer que algo de fato machucou, e, para aceitar e demonstrar isso é preciso coragem. Isso pode mostrar mais força do que você imagina.
Perdoe

O perdão é uma escolha, uma decisão que você faz e pode beneficiar mais a você mesma do que ao próximo. Para algumas pessoas, perdoar alguém é até mais fácil do que perdoar a si próprio. Liberte-se, porque ficar mantendo uma dor no peito apenas prejudica o seu espírito, e, com isso, nunca estará pronta para amar novamente. Perdoar é algo para você, e para ninguém mais.
Assuma riscos, na vida e no amor

Se você quer namorar alguém que mora em outro estado, tem filhos ou é dez anos mais velho que você, siga em frente. Ainda que uma relação não dure para sempre, não quer dizer que foi uma relação ruim. Grandes amores e grandes sucessos envolvem grandes riscos. A cada vez que você ama e recebe amor em troca, você já ganhou algo, até mesmo para aprender com as experiências vividas.
Apaixonar-se é fácil, amar nem tanto

Muita gente acredita em contos de fadas e se emociona com adocicadas comédias românticas, mas atenção. Não existe uma única alma gêmea para cada pessoa no mundo todo. Você pode amar muitas pessoas ao longo da vida. O amor verdadeiro e a intimidade levam um longo tempo para acontecer, e o seu desenvolvimento requer dedicação. Por isso, uma vez que tiver apaixonada, trabalhe pesado para que tudo dê certo. Esteja atenta para alimentar as relações que valem a pena.
Se alguém mostrar para você o que ela é, acredite

Não tente mudar alguém para que se transforme no que você quer. Muitas mulheres entram em relações na esperança de "consertar" os defeitos dos seus parceiros. Muitas vezes ignoramos alguns conselhos ou sinais que a vida começa a nos mostrar. Por isso, tente não se envolver com alguém que você idealiza, porque essa pessoa pode nunca conseguir ser da forma como você sonhou.
Dê o seu melhor, na vida e no amor

Mostrar-se aberto ao amor pode ser algo assustador, mas segurar-se muito também pode fazer com as pessoas acabem se privando de coisas boas. Além disso, se você doa só um pouquinho de você, significa que também receberá em troca apenas migalhas. Não tenha medo, porque você nunca poderá viver um amor verdadeiro se ficar com tanto receio. Algumas das maiores lições que se tira da vida vêm de falhas, dores e mágoas. O amor nunca é um erro e amar alguém pode fazer de você uma pessoa melhor

Eu te amo: descubra como saber se é amor ou só desejo


Poder falar sobre as manias um do outro e levar na brincadeira é um bom indício . Foto: Getty Images
Poder falar sobre as manias um do outro e levar na brincadeira é um bom indício 

Não tem jeito. Mesmo sabendo que ele não é o cara certo para você, terminar é sempre algo doloroso. Isso porque o coração é muito mais rápido do que a cabeça: antes que você perceba, ele já está falando "eu te amo", mesmo sem você saber exatamente o porquê.
INFOGRÁFICO:

Para dar uma "freada" no impulso, o site Madame Noire listou 7 coisas que se deve notar antes de se entregar totalmente à um homem.
Atente à reação dele em uma briga

Não brigar pode parecer algo bom, mas é quando as coisas esquentam que você realmente conhece alguém. Ele pode ser um doce, um cavalheiro e muito maduro quando tudo está bem. Mas quando vocês discordam, ele pode ser do tipo que grita, que bate a porta na sua cara, que finge que nada aconteceu ou que não pede desculpas.
Em casa

Não é para morarem juntos - o que deve ser feito só depois de falar "eu te amo" -, mas passar bastante tempo juntos é uma boa ideia. Pode ser uma viagem, um acordo de finais de semana ou alguns dias por mês. Não podendo "dar um tempo" um do outro faz com que você perceba se o amor é maior do que a implicância com a toalha que ele deixa jogada em cima da cama.
Provoque

Brinque com pequenas manias, como o fato de ele nunca parar de mandar mensagens no celular, e deixe que ele faça piadas e comentários sobre os seus hábitos. Estando os dois bem avisados sobre o que um não gosta no outro, e se conseguirem levar isso numa boa, significa que o orgulho dificilmente vai atrapalhar o relacionamento.
Distancie-se

Se ficar junto é bom para conhecer o parceiro, ficar longe é bom para saber o que você sente por ele. Se por qualquer razão vocês passarem um período sem se ver, será possível perceber se de repente não foram muito rápidos, ou se ele não faz falta, ou se até mesmo ele atrapalha seus planos. Não ter nada para conversar ao telefone é um indicativo de que talvez a relação seja apenas física.
Sejam tentados

Sair com as amigas para um lugar onde a paquera rola solta é um bom momento para testar o relacionamento. Se você não sente vontade de flertar, ou se não fica "aliviada" por ser solteira por uma noite, saiba que logo voltará para alguém com quem realmente se importa e apenas curta a noite com as amigas. O mesmo serve para ele.
Apresente seus amigos

O romance está bom, mas se desligar da vida real não trará benefícios. E além de tudo, a opinião dos amigos realmente importa! Se ele não se der bem com eles, será um relacionamento com problemas. Deixe que seus amigos passem bastante tempo com vocês, e dê a eles carta branca para "julgarem". É o dever deles.
Sexo

Às vezes, a tensão do desejo sexual pode confundir a mente. A vontade de estar com a pessoa, de sair com ela, de estabelecer uma conexão, tudo isso pode ser apenas vontade de dormir com ela. Portanto, faça isso. Dessa forma, você poderá ver o que sente de verdade, se é paixão ou amor.