terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A MULHER DE NOÉ.


A Mulher de Noé

GN 6:8 Porém Noé achou graça diante do SENHOR. GN 6:9 Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. GN 6:13 Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra. GN 6:22 Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara.

Quantas vezes você escutou uma pregação sobre a mulher de Noé? 

Mas eu quero que você imagine estar na pele desta mulher, sem duvida ela necessitou de muita fé. Estamos no século 21 e conhecemos o que é chuva, tempestade e até enchente, mas nos tempos de Nóe não existia chuva, e o seu maridão chega em casa e diz: Mulher eu preciso fazer um barco muito grande porque Deus disse que todos vão morrer por causa da violência, mas conosco, Deus vai nos preservar por que Ele vai estabelecer uma aliança. E ainda ele me disse que eu preciso ajuntar casais dos animais e colocá-los dentro da arca. 

Minha irmã se fosse você, o que você faria se o seu maridão chegasse na sua casa com esta conversa? Talvez você diria: Você está louco, que conversa é esta de fazer um Barco em plena Avenida Goiás? 

1. Em primeiro lugar quero falar sobre a primeira reação que a mulher de Noé poderia ter tido ou teve, mas que a Bíblia não relata. 

Meu marido está louco! 

Qualquer pessoa em sã consciência pode ter esta reação, mas a palavra de Deus não diz que ela demonstrou esta atitude de desconfiança. 
Em um mundo que não chovia um barco não seria comum. Mas ela creu nas palavras de seu marido, Deus falou com ele e por mais que ela não conhecesse chuva ou água caindo do céu, ela não teve nenhuma atitude de rebeldia ou desconfiança absurda a ponto de querer levar o nosso querido Noé para um psicanalista.

Eu sei que a certeza do coração de Noé passou para o coração da esposa por vários motivos, que são construídos no relacionamento de um casal, com certeza.

2. A segunda situação que vejo é que a esposa de Noé teria que ser consolada em seu coração porque a sua família iria morrer no dilúvio.

A noticia deve ter abalado a esposa de Noé. Sua mãe, seu pai, seus irmãos ou irmãs (imagino que ela os tinha) todos morreriam afogados.

Acredito também que ela devia ter seus tios ou tias, avós parentes que moravam em seu coração.

Pense bem sobre isto! A morte é algo que ninguém se acostuma quando esta chega à porta de sua família. Mas ela recebia a noticia que em breve os seus familiares iriam morrer. Como será que ela reagiu quando ela saia de sua casa e via aquele barco quase pronto e que ninguém, nem mesmo a sua família, acreditava no caos total. Mas ela consentiu com a vontade de Deus. Se Noé obteve sucesso é porque sua esposa tinha uma fé tão grande quanto à dele.

3. Conviver por um ano inteiro limpando e alimentando os animais

Esta é uma tarefa que mulher nenhuma gosta. Imagine toda sorte de animais, leões, tigres, elefantes, cobras, cabras e outros animais que deixo a sua imaginação trabalhar, ter que ser sustentado por ela e suas noras. Como deveria ser o cheiro ali dentro da arca? E a limpeza das fezes dos animais?

Por mais que o animal tenha uma atitude diferente dentro da arca, como deveria ser conviver com animais considerados ferozes e que até mesmo era conhecido por eles como ferozes? Mesmo que a reação do leão fosse mansa com ela e a sua família, ela deveria sentir um pouco de medo para chegar perto deles. A esposa de Noé teve que aprender a lidar com a situação como muitas vezes pelo amor a Deus. E pela nossa família devemos abrir mão dos nossos gostos ou do que gostaríamos que fosse para que a nossa família seja salva.

4. O momento de abrir a janelinha

Como foi a reação da esposa em ver a imensidão de água sobre aquilo que ela conhecia de terra.

Tudo se foi, toda alma que possuía espírito de vida morreu, sua família seus amigos. Quantos dias mais ela teria que passar naquele barco com a sua família? Tem noras que nunca passariam trancafiadas em um barco com a sua sogra, acredito que muitas prefeririam se jogar pela janelinha do barco, e algumas sogras também não conseguiriam conviver com suas noras. Muitas das vezes a situação faz com que à família venha se unir, tudo começa a ficar em seu devido lugar, foi assim dentro do barco.

Imagine se elas se olhassem e tivessem vontade de agarrar na garganta uma das outras? Como seria o ambiente dentro da Arca? A esposa de Noé foi sábia suficiente para contornar a situação. Ela edificou o seu lar mesmo sendo ele um enorme “barco”, com seres humanos, mas principalmente com muitos animas.

5. Descendo da arca

Que alivio sair e poder pisar pelo menos na lama, mas pisar em alguma coisa fora da arca, mas ao mesmo tempo em que solidão, que saudades, que angustia. Será que valeu a pena? E agora Deus, como posso ter a certeza que daqui a algum tempo eu não vou ter que passar pelas mesmas angustia? Ter talvez que ver os meus netos morrendo afogados se não acreditarem em suas palavras? Será que vamos começar uma nova vida e daqui a 100 anos vamos entrar em mais uma arca? Deus responde com um sinal belo e maravilhoso, cores belíssimas no céu formando um Arco-íris estabelecendo uma aliança com o homem que a terra nunca mais será destruída por águas. A esposa de Noé pode dizer. VALEU A PENA. Ela era a mais velha do mundo. Tinha que ensinar tudo a nova geração que iria surgir. Ela venceu, pois creu e aguardou na providência e debaixo da vontade do Soberano Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.