quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

As 3 virtudes da santificação...




I Pedro - 1:15 e 16

15. Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
16. Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
INTRODUÇÃO
Nesta mensagem eu gostaria de expor aos irmãos uma condição para ver a Deus, se é que hoje a humanidade se preocupa em ver a Deus. Eu entendo que se o justo viverá pela , então a minha fé me condiciona a ver a Deus mesmo nesta vida, pois eu creio em um Deus que é o mesmo ontem, hoje e será eternamente, e sendo um Deus assim, Ele não nos privaria de vê-lo ainda nesta vida, mas falo do ver com olhos espirituais e não os carnais, pois os olhos carnais são corruptíveis.
Eu busco a ver a Deus todos os dias, e a cada dia que se passa eu espero que meu Senhor Jeová se revele para mim (embora Ele se tem feito revelar através da palavra e milagres), pois sei que a vida cristã não é fácil, e se fosse fácil, todos seriam cristãos, pois a palavra "cristão" significa pequenos Cristo. Hoje o que se vê é um monte de gente usando o nome de Cristo, os pseudos cristãos, mas estes adoram a imagens, adoram uma vida mundana, cheia de pecados.
Eu amo os católicos, mas odeio a idolatria que eles praticam, pois fazem festas com muita bebida alcoólica e ainda falam que realizam a "A FESTA DA SENHORA FULANA DE TAL", e ali famílias são destruídas e jovens usam drogas, idiotas, querem enganar a quem?
Santificação. Está é a chave para o sucesso do verdadeiro cristão. Então vejamos o contexto histórico, para que possamos entender melhor a mensagem, uma vez que a hermenêutica diz que "texto sem contexto é princípio para pretexto".
Pedro morreu provavelmente após 64 d.C, depois de Nero incendiar Roma, tendo escrito a Epístola perto do final de sua vida, sendo os anos 60 d.C uma boa estimativa. Silvano, que acompanhou Paulo em sua segunda viagem missionária provavelmente tenha sido o secretário de Pedro na composição da Epístola (I Pe 5:12).
É indiscutível que Pedro tenha sido o autor da Epístola. Assim sendo, o apóstolo Pedro escreve aos irmãos da Ásia menor (Bitína, Ponto, Galáxia e Capadócia), que viviam uma grande perseguição por parte de seus irmãos devidos terem se convertidos e se tornando cristãos.
Mas no capítulo primeiro, dos versículos 3 a 5, vemos Pedro dizendo aos irmãos que existe uma recompensa, uma herança que não se contamina, a vida eterna.
O QUE É SANTIFICAÇÃO?
Realmente o que vem a ser santificação? De uma coisa eu sei, é vontade de Deus para com os seus filhos amados.
A palavra santificação vem do hebraico "kadosh" e do grego "Ágios", que significa SEPARADO. Mas separado do que? Do pecado, a imundícia, dos desejos desenfreados da carne, isso é ser Kadosh.
Através de toda a Bíblia, a santificação tem sido um elemento essencial na relação entre Deus e seu povo. Esta qualidade de ser separado do pecado é uma característica fundamental da santidade de Deus, que tem que ser desenvolvida como parte do caráter de seus filhos.
Jeová nos quer separado de todo o pecado desse mundo, e como exemplo Ele também se mostra separado daquilo que é mau. Talvez você diga: mas ele é Deus!!! Então eu te digo que Ele mesmo disse que nós somos feitos a sua imagem e semelhança, se Deus disse que nos quer santo, então é por que podemos ser santos, então busque e verá o quanto é maravilhoso se santificar.
Ao longo do tempo a palavra santificação, foi tendo outros entendimentos, tais como pureza, limpeza, bondade, caridade, e isso tudo não são santidade, e sim obrigação de uma pessoa de bom caráter. Mas ao buscar santidade alcançamos um crescimento na vida espiritual, pois a bíblia nos diz que devemos aproximar de Deus, e assim Ele se aproximará de nós (Tg 4:8a). Por isso entre tantas virtudes que alcançamos ao buscarmos sermos Kadosh, eu escolhi três, que na minha concepção são as mais importantes para uma vida na terra, mas com Cristo.
AS TRÊS VIRTUDES DA SANTIDADE
Durante minha caminha ministerial eu aprendi que Deus só responde que busca, e não quem fica parado chorando e clamando. E se buscarmos ter uma vida em constante santificação você com certeza receberá estas virtudes:
  1. A CORAGEM – I Samuel 17
    Vemos neste capítulo que um jovem de cabelos avermelhados, com sardas no rosto, com cerca de 1,60 m de altura, totalmente diferente de seus irmãos que eram altos e fortes, e pertenciam ao exército de Israel. E certo dia este pequeno jovem que se chamava Davi, recebe ordem de seu pai para ir até o campo de batalha. Davi nunca tinha visto uma guerra, então ele se alegra, pois veria os Filisteus derrotados. Mas quando ele chega no local, ele somente vê um bando de soldados Israelitas acuados e com medo de um homem terrível com mais 3 m de altura, era Golias, que três vezes ao dia afrontava os Israelitas.
    O interessante é que Davi nunca teve medo de Golias, e a história você conhece. O pequeno Davi vai até o ribeiro e pega cinco pedras, e eu perguntei a Jeová o porque de Davi pegar cinco pedras se ele o derrubou somente com uma, e Jeová me deu uma mensagem que você poderá ler neste site AS CINCO PEDRAS DE DAVI. E vai ao encontro de Golias. Agora eu te pergunto. O que fez Davi acreditar que acertaria no único lugar em que havia uma abertura no capacete do gigante? Ou, o que fez Davi acreditar que sua força faria a pedra cravar na testa do gigante? Realmente Davi sabia que ele não tinha uma mira tão boa, e nem uma força tão grande, mas ele tinha uma vida de santidade. Enquanto seus irmãos ficavam fortalecendo os bíceps, Davi fortalecia o espírito e dentre todas as virtudes que ele recebeu por ser Kadosh foi a CORAGEM.
    Nada punha medo em Davi, pois ele era Kadosh, e a santidade é o segredo de um homem que quer derrubar gigantes.
  2. A FORÇA – Josué 14
    Neste capítulo vemos um dos dois dentre quase três milhões de pessoas que ao sair do Egito conseguiu entrar em Canaã, Calebe, um grande homem que também dentre todas as suas qualidades teve uma que dentro desta mensagem se sobressaiu.
    Calebe sai do Egito juntamente com seu povo e mais adiante recebe ordem de espiar a terra prometida, assim fazendo juntamente com outros onze homens, sendo um de cada tribo (Nm 13). Porém ao voltarem somente Calebe e Josué trouxeram uma boa notícia, mas o povo prefere acreditar nas opiniões negativas, e então Jeová os leva ao deserto. Mas antes de irem para o deserto, Moisés fala para Calebe que ele herdaria as terras que ele espiou.
    Então o povo vaga pelo deserto por cerca de quarenta anos, e voltam, só que agora liderados por Josué, chegam em Canaã, e o capitão Josué começa a distribuir as terras, quando se levanta um velho jovem, e interrompe o capitão e lhe diz que Hebrom era sua, pois Jeová o havia dito pela boca de Moisés que assim seria, e ele não abriria mão do que era seu por herança.
    Talvez alguém pudesse ter dito que ele já estava velho, mas antes que isso aconteça, Calebe se coloca de pé e diz:
    "Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração; E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar". Calebe era Kadosh, ele se santificava e dentre todas as suas qualidades ele tinha CORAGEM.
  3. A UNÇÃO – I Reis 18
    Este sem dúvida é um dos textos que Jeová mais se alegrou, pois um profeta que mais se parecia com um andarilho, se levanta indignado com o pecado de toda uma nação e se coloca diante do rei Acabe, e diz que não iria chover, enquanto ele não dissesse para que chovesse, era o grande profeta Elias.
    Elias estava apenas colocando em prática o que o próprio Jeová tinha dito em Deuteronômio 28, que se o povo não obedecesse Ele, fecharia o céu, e não choveria sobre a terra. Eu gosto dessa bravura de Elias, quando ele fica indignado com o pecado e usa a verdadeira palavra de Deus para corrigir o povo, coisa que muitos pastores não fazem mais, pois querem encher as igrejas prometendo a prosperidade, então eles omitem a verdade mais importante, A SALVAÇÃO.
    Depois de ficar sem chover por três anos, Elias volta para encarar o rei Acabe e fazer o desafio que mostrará o verdadeiro Deus. Então no momento em que o rei Acabe se encontra com Elias, ele faz uma afirmação em forma de pergunta, dizendo:
    ÉS TU ELIAS, O PERTURBADOR DE ISRAEL??????? Sim, verdadeiramente Elias perturbava o rei, o povo, e a todos que andavam as margens da palavra de Deus (tem um sermão que prego chamado OS CRISTÃOS MARGINAIS).
    Hoje não encontramos mais pessoas que perturbem os pecadores, e que aceitem ter os seus nomes escritos no mural do inferno, com os dizeres: PROCURA-SE VIVO OU MORTO. Precisamos de perturbadores no mundo atual. Pessoas que decidam por serem os agitadores que combatem o pecado e a teoria da prosperidade.
    Elias era Kadosh, ele tinha uma vida santificada, e por isso, dentre todas as suas qualidades de servo de Deus, ele tinha A UNÇÃO.
CONCLUSÃO
Precisamos de SANTIFICAÇÃO. Pois sem ela ninguém verá a Deus, e se você quer ver Deus operar em sua vida e em seu ministério, comece a santificar sua vida agora, pois já não é sem tempo que devemos buscar ver a Deus nesta vida.
O livro de Atos, em seu capítulo 16, nos fala que dois homens Kadosh chegaram em uma cidade, que era mais uma colônia chamada Filipos, e ali expulsaram um demônio do corpo de uma mulher. Esta mulher dava lucro a alguns homens que vendo que ela não adivinhava, pegaram os dois rapazes e os prenderam. Mas então os levaram aos magistrados e disseram as seguintes palavras sobre os dois rapazes:
At 16:20 - Estes homens sendo judeus perturbam a nossa cidade.
Você foi chamado para ser um perturbador, e se até hoje você tem ficado na inércia, já está na hora de se mover. O segredo? SANTIFICAÇÃO.
Busque santificação e certamente verá a Deus.
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. - Hb 12:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.