quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Os Dois Reinos

Rm 14:17
“Porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo”.

Cl 1:12-13
“Dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz, e que nos tirou do império das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado”.

Existem 2 reinos :
-->O Reino das Trevas
-->O Reino da Luz

O que é um reino ?

-->É um estado ou pais governado por um rei.

Em um reino existem pelo menos duas classes de pessoas:

-->O rei       à que governa o reino e de quem é o reino.
-->Os súditos        à que vivem no reino, obedecem e se sujeitam a autoridade do rei.

Sempre existem estas duas classes de pessoas, pois não pode haver reino sem rei, nem rei sem súditos.

Todas as pessoas estão em um desses dois reinos ou no reino das trevas ou no reino da luz. Não existe meio termo.

Toda pessoa desde quando nasce, está em que reino ?
à No reino das trevas.

Por que ?
à Por causa da Independência decretada por Adão. Por causa disso a natureza humana desde Adão até hoje está em pecado. ( reino das trevas )

O pecado ( independência do homem ) faz com que ele não se submeta ao governo de Deus e viva segundo a própria vontade.

Jz 21:25
“Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos”.

Quem governava era Deus, mas se o povo não se submetesse a Ele não havia paz.

Ef 2:1-9
“Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé e isso não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

Este é o relato da historia de todo homem que nasce de novo.
-->Estando nós mortos nos nosso delitos e pecados 
-->Segundo o curso deste mundo
-->Segundo o príncipe das potestades do ar
-->Filhos da desobediência
-->Filhos da ira

Jesus é quem opera em nós a mudança de reino.
-->Só Ele é capaz de fazer esta obra.
-->Não conseguimos por sacrifício
-->Nem por boas obras
-->Mas pela Graça , mediante a Fé

Ele nos libertou do império das trevas. Fomos tirados de um reino e colocados em outro.

-->Conversão : Mudança de governo.
O Reino de Deus não é o céu, não é a outra vida. O Reino de Deus começa quando nós cremos em Jesus.

Reino decorativo
Ex.:  Inglaterra - rainha Elizabete
Ela recebe atenção de todos, participa de muitas festas, é procurada pela imprensa, aparece nos noticiários e jornais, vive no maior luxo e com toda mordomia. Mas ela não manda nada, não governa nada. Existe um 1o ministro , parlamento e as câmaras que realmente governam a Inglaterra.
Ela reina, mas não governa. É uma figura decorativa.
A Igreja de um modo geral se tornou uma Inglaterra espiritual. Todos concordam que Jesus é rei, que ele reina, mas não se submetem ao seu governo.
Todos dizem que ele é rei : as músicas, os hinos,  as orações, os pastores, os padres, o povo. Mas ele governa ?
Se olharmos para isso vemos que ele reina, mas não governa a vida de determinadas pessoas. Por isso a Igreja tem estado longe do propósito de Deus.

-->Jesus reina e governa de fato.
Sl 2:1-9
“Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão? Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. Aquele que está sentado nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os confundirá, dizendo: Eu tenho estabelecido o meu Rei sobre Sião, meu santo monte. Falarei do decreto do Senhor; ele me disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessão. Tu os quebrarás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro”.

Ex.: Gorbachov  : quando assumiu o poder disse “Nem Jesus Cristo separa a União Soviética”. Meses depois ela já estava toda separada e abalada.
( John Lennon , Titanic )
O fato das pessoas não se submeterem a Ele não significa que Ele perdeu a autoridade, ou que não tem poder. Todos que não o obedecem sofrem as conseqüências.

As características de cada reino

Cada reino tem a sua lei

Qual a lei do reino das trevas ?

Ef 2:3
“Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais”.

-->Viva como quiser
-->Eu não tenho que dar satisfação para ninguém
-->Ninguém manda no meu nariz
-->Eu sou dono da minha vida
-->Faço o que me der na telha.

Ex.: Navio furado - comandante : Satanás

Mesmo na Igreja muitas pessoas depois de convertidas acham que são donas de suas vidas e continuam teimando em viver como pensam e acham - Achologia.
Mt 7:21-23   -  “Nem todo que me diz Senhor, Senhor...”
( Ex.:  3 grupos - alegres , tristes e perplexos )

Qual a lei do reino da Luz ?

-->Viva como Jesus quer.
-->Submissão a Jesus
-->Obedecer sempre
-->Não quando for conveniente.

Cada reino tem seu idioma

Pelo idioma podemos detectar a nacionalidade das pessoas ( japonês, alemão, grego, português ).

-->O idioma que falamos evidencia a que reino nos pertencemos.
Se pudéssemos fazer uma excursão até o inferno, o que ouviríamos:
-->Choro
-->Ranger de dentes
-->Gemidos                    ( Obs O diabo não está no inferno, mas vai para lá. )
-->Reclamações
-->Murmurações ( maledicências )

Nossa maneira de falar mostra quem está reinando em nosso coração.

Lc 6:45  “pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca”.
Ex.: Ponto de ônibus, fila de banco, orelhão.  - isso é contagioso.

Qual é o idioma do reino das trevas ?

-->A Murmuração
Qual o idioma do reino da luz ?

-->O Louvor
Louvor não significa cânticos ou música. A música é apenas uma maneira de se expressar o louvor.

-->Louvor é uma atitude interior de contentamento.
Ex.: Reuniões com cânticos

Se pudéssemos medir a espiritualidade de uma pessoa, ela seria proporcional a sua gratidão.

Ef 5:20
“Sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.
I Ts 5:18
“Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.

Rm 8:28
“E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

Cada reino tem sua bandeira
As cores e o disposição das cores identificam a nação. Normalmente não tem palavras, elas não fazem falta.
Ex.: Japão , Brasil ( única que tem algo escrito )

-->A bandeira é algo que se vê
Qual é a bandeira do reino da luz ? O que Jesus disse que nos identificaria ?

Jo 13:34-35
“Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”.

-->O Amor
Jesus não disse que a Igreja seria conhecida pelo tipo de roupa, tipo de cabelo, lugar que se reúne, etc. mas sim pelo amor.
Mesmo os escritores e historiadores pagãos dizem:
“Quando você vê duas pessoas juntas que nunca se viram antes mas se amam, ali estão dois cristãos”.

Ct 2:4
“Levou-me à sala do banquete, e o sua bandeira sobre mim era o amor”.

A Igreja falando a Cristo, o noivo.

Qual é a bandeira do reino das trevas ?

-->O Egoísmo.
-->Tudo girando em torno do EU.
-->Atenção voltada para mim.
-->Tudo converge para mim.
-->EU sou o centro de tudo.

A Nova Era prega : você é um deus.
-->O Amor não é uma opção, uma exortação ou um conselho de Deus. É um mandamento.

Características
Reino das Trevas
Reino da Luz
Referências
Rei
Satanás
Jesus
Mt 25:34
Lei
Viva como quiser
Viva como Jesus quer
Mt 7:21
Idioma
Murmuração
Louvor
I Ts 5:18
Bandeira
Egoísmo
Amor
Jo 13:34-35


Em que reino você está ?
Podemos usar um filtro : A Palavra de Deus.

I Jo 2:9-11
“Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos”.

Odiar à Aborrecer  à Amar menos à por em segundo lugar.

I Jo 3:10
“Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão”.

I Jo 3:14
“Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte”.

Deve haver o amor. ( Não basta não odiar )
Se dissermos que não temos nada com o irmão não temos amor.

-->Eu sei que pertenço ao reino de Deus porque amo a meus irmãos.


A quem devo amar
-->Amar os irmãos        Jo 13:34-35
-->Amar o próximo       Mc 12:32-33
-->Amar os inimigos      Mt 5:44

O mundo não sabe distinguir o amor.
-->Amor não é sexo
-->Amor não é sentimento.

I Jo 3:16
“Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos”

( comparar com Jo 3:16 )

I Jo 3:18
“Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade”.

Amor pratico
O amor não vem por você ficar orando.( dobrar o joelho e ficar orando : me dá amor, me dá amor… )
-->Vem pelo obedecer
-->Obedecer a palavra de Deus
-->Não é sentimento, é prática
-->Agir com fé

( Ex.: Se um irmão passa e não me cumprimenta ou não vê, mesmo assim eu sei que ele me ama. )

-->No reino de Deus não existe nenhuma palavra que diz que os outros tem que amar você.  A palavra é AME. ( você é quem tem que amar )

A amor de Deus nos livra do espírito de suspeita
-->Por que ele não me cumprimentou ?
-->Estão falando de mim...
-->A iniciativa de amar deve partir de nós

O nosso amor deve ser prático, demonstrado através do nosso agir, falar, ouvir.  Pelo fato de termos recebido e experimentado do amor de Cristo, somos capacitados a amar como Ele.     (Ex.: A mulher que conheceu o carrasco de seus pais )
O amor de Cristo nos capacita a amarmos as pessoas. Mesmo em situações difíceis e em casos complicados devemos amar as pessoas envolvidas, não importando se o pivô da situação sou eu se é o outro.

-->Quando eu abraço um irmão e digo : “Eu te amo” .  Eu estou dando a ele o direito de me magoar. ( o amor sempre perdoa. )

-->Quando somos transportados do reino das trevas para o reino da luz apagam-se os holofotes que estavam acesos sobre nós e passamos a nos concentrar no Senhor e nas outras pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.