domingo, 21 de julho de 2013

A Armadura de Deus...


SHALOM!!! CONSIDERE A PASSAGEM A SEGUIR: 

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;"
Efésios 6.10-17

Esse interessante texto foi uma analogia usada por Paulo para dar o exemplo da operação do Espírito Santo na vida do servo de Deus. Esta armadura representa a aparelhagem que o Espírito Santo nos dá para fazer a sua obra. Notemos que para cada peça da armadura existe uma comparação especial, vejamos:

- cingidos (preso por cinta) os vossos lombos com a verdade - As armaduras antigas eram usadas por cima das vestes presa ao corpo com cintas, não se colocava a armadura sobre a carne nua, pois poderia ferir o próprio usuário da armadura. Paulo está falando aqui que antes de vestir a armadura do Espírito, devemos ter uma vida cristã verdadeira, sem falsidade, sem ter do que se envergonhar. Se usarmos a armadura do Espírito sem uma vida cristã verdadeira poderemos nos ferir.

- couraça da justiça - Essa parte da armadura é a principal, ela cobria o peito e o abdomen do guerreiro, a ela Paulo acrescenta o adjetivo "justiça", que alude a retidão, fazer o que é certo, andar corretamente não tendo do que ser acusado. Essa couraça protegia contra golpes de espada e flechadas, atualmente o guerreiro de Cristo que tiver revestido da couraça da justiça, está protegido das acusações de Satanás e do mundo, que são como golpes de espada contra o peito do soldado de Jesus, o crente deve pagar seus impostos e fazer o que é certo. 

- E calçados os pés na preparação do evangelho da paz - Uma parte da armadura que proporcionava deslocamentos a longas distancias, era o calçado do guerreiro, esse tinha que ser leve e resistente para proteger os pés, aqui esse calçado se chama "preparação do evangelho da paz", isso aponta para a missão do soldado de Cristo, que é levar o evangelho até os confins da Terra, e para fazer isso é necessário ter os pés calçados com essa peça importantíssima. Uma armadura não serve de nada se o guerreiro estiver descalço, ele não vai sair do lugar, e a ordem do nosso General é sair para o combate. Crente que só fica dentro das quatro paredes da igreja é porque não calçou ainda os pés com a preparação do evangelho da paz. 

- escudo da fé - O escudo era uma peça grande que o soldado usava preso ao braço, defendia além dos golpes de espadas e flechas, também de "dardos" arremessados do território do inimigo, esse dardo podia atravessar uma couraça, por isso era necessário o guerreiro usar o escudo. Os dardo inflamados representam as obras do inimigo contra a vida de alguém, obras de macumba, bruxaria, magia e etc. Para apagar esses dardos inflamados temos que ter o escudo da fé, crente que tem medo de despacho com o seu nome, ou de magia feita contra a sua família é porque não está usando o escudo da fé, ou seja não sabe o poder que Deus tem. 

- capacete da salvação - O capacete servia para proteger a cabeça onde fica o cérebro que coordena todo o corpo, aqui Paulo o chama de capacete da salvação. Assim como o capacete protegia o cérebro, a certeza da salvação protege a mente dos crentes. As setas de Satanás são direcionadas para lançar dúvidas na mente dos crentes e tirar-lhes a disposição mental, mas o servo de Deus que tem a certeza da salvação pela cruz de Cristo, está com a cabeça protegida por esse capacete e nenhuma palavra maligna penetrará em sua mente. 

- espada do Espírito - Essa era a única peça usada para o ataque, não adianta armadura sem espada, sem poder de ataque, Paulo afirma que essa espada é a Palavra de Deus, ela é a única arma que temos para combater as investidas do maligno, foi com a Palavra que Jesus combatia as tentações do inimigo em Mt 4.1-10. Infelizmente existem crentes hoje que tem a armadura mas não empunham a espada e outros até tem a espada, mas não sabem como manejar corretamente. 

Por último lembramos que antes de falar dessa armadura Paulo alertou no versículo 12, que a nossa luta não era contra a carne nem contra o sangue. Infelizmente existem crentes que se esquecem disso e usam a armadura contra os próprios irmãos em Cristo. Medite nisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.