quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cuba: Aumenta a perseguição


Postado por Administrador Pastores e líderes cristãos em Cuba relatam uma mudança no comportamento do governo concernente aos cristãos. De acordo com fontes da Missão A Voz dos Mártires, o governo parou de lutar contra coisas visíveis, como destruição de templos para ameaçar e oprimir pastores e líderes de igrejas cristãos, longe do olhar de governos internacionais.

Líderes eclesiásticos membros do Conselho de Igreja de Cuba, relatam que passaram a receber visitas constantes de agentes de segurança do Estado e do Partido Comunista Cubano. Todas as “visitas” foram feitas em tom ameaçador e intimidador, como se dissessem: “Estamos de olho em vigilância constante”.

Em outubro de 2010, o pastor Homero Carbonell decidiu desligar-se como líder da igreja La Trinidad Primeira Igreja Batista em Santa Clara, após uma pressão prolongada do governo. Ele esperava que se desistisse de sua posição de liderança pudesse trazer para a congregação um pouco de sossego, mas nada mudou.

Sendo um dos líderes mais respeitados no país, o pastor Carbonell denunciou a perseguição do governo em uma carta aberta. Ele escreveu que as acusações falsas contra ele, incluindo alegações de que ele está associado à contra-revolução, trouxe uma série de sanções para a sua igreja.

Grupos religiosos em Cuba estão sob a autoridade da Central de Assuntos Religiosos do PCC e não um órgão do governo. Os líderes da Igreja têm reclamado há anos sobre dificuldades em lidar com a central, especialmente no que diz respeito à autorização para o reparo ou construção de igrejas. Muitos dos parceiros da VdM em Cuba enfrentam conflitos com as autoridades durante a construção ou reparação de igrejas.

Bíblias e literatura cristã podem ser importados para o país apenas por meio do Conselho de Igrejas de Cuba, formado por uma minoria de igrejas. A VdM ajuda a trazer Bíblias e outros materiais para o país através de outros canais e também patrocinar uma imprensa clandestina para a literatura cristã.

Informações sobre Cuba

Cuba é a maior ilha caribenha e fica somente a 170 km da costa de Flórida - EUA. O território é divido quase igualmente por florestas e áreas cultivadas.


Cuba é um estado comunista. O governo assumiu em 1959. O país possui apenas um partido politico, O partido comunista cubano. Cuba está sob o contrôle de Fidel Castro, que apesar de estar fora das atividades continua governando indiretamente com sua influência de líder cubano.

A santeria, prática sincretista afro-cubana similiar ao candomblé, pode ser considerada a principal religião de Cuba. Esta religião é uma mistura de catolicismo com candomblé.

Durante os anos de 90 várias denominações cristãs cresceram rapidamente a ponto de hoje ser muito difícil encontrar uma cidade cubana sem uma igreja protestante. Centenas de milhares de pessoas frequentam os cultos dominicais.

os irmãos Castro

Em 1992 o governo cubano apertou a perseguição contra as igrejas evangélicas aprovando várias leis que controlavam as atividades religiosas do país. Agentes de segurança visitavam as igrejas evangélicas e exigiam que os líderes cancelassem todas as atividades evangelísticas planejadas para a semana da visita do papa.

Igrejas domésticas foram fechadas em caráter permanente, e que seus pastores assinassem um documento indicando que tais medidas foram tomadas por livre e espontânea vontade das igrejas. Muitos pastores recusarem em assinar tal documento correndo o risco de prisão e serem exilados do país.

O cerco novamente acontece com pressões sobre os pastores líderes das igrejas em Cuba, com intimidações e ameaças como "estamos de olho e vigilância constante".

Motivos de oração

Apesar das perseguições, a igreja está evidenciando um avivamento sem precedentes. Louve a Deus pelo grande reavivamento que tem permeado o país e pelo crescimento explosivo das igrejas domésticas.

A igreja está desfrutando de um apoio internacional expressivo. Agradeça a Deus pela importante rede de apoio que fornece Bíblias e outros recursos para a evangelização. Ore para que o auxílio continue sem obstáculos do govêrno cubano.

Ore para que o país tenha liberdade de expressão religiosa e que continue caminhando no sentido de que o Evangelho alcance a todos da nação e que possam ser implantadas mais igrejas evangélicas.

Orem pelos Gideões Missionários de Camburiú (Pr. Cecino Bernardino) pois temos notícias que a missão brasileira de Camburiú está apoiando pastores nativos cubanos, com literatura e também economicamente, e intercedam pelos missionários que estão em Cuba.

Orem para que Deus derrube definitivamente, as "muralhas invisíveis" do comunismo cubano e que o país desfrute do poder de Deus com salvação de milhares de cubanos que atualmente estão tolhidos e amordaçados pelo regime comunista no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.