quinta-feira, 21 de agosto de 2014

É pecado ouvir musica secular?


O assunto era muito mais polêmico a alguns anos atrás, hoje em dia, são poucas as pessoas que “endemonizam” a musica secular. Bom, com essa introdução, talvez você já percebeu qual será minha opinião sobre o assunto, não é mesmo? Pois é, vale a pena salientar que não importa o que eu penso ou o que tu pensas, para desvendar a verdade sobre um assunto, se é ou não pecado, precisamos nos esvaziar do que aprendemos culturalmente, substituir nosso “achismo” com a certeza bíblica e preencher o espaço da incerteza ignorante com a verdade irrefutável da Palavra de Deus. E aí, vamos ao assunto?

O QUE É MUSICA SECULAR e MUSICA GOSPEL?
Sem entrar em detalhes históricos sobre como a musica foi evoluindo e bla bla bla e tals...vamos direto ao que interessa, que é a “nossa era”, nossos dias! :
Musica secular refere a toda composição musical que não tenha cunho religioso. Simples assim!
O termo “musica gospel” vem do inglês “evangelho” refere às composições religiosas, abrangendo católicos e protestantes.

E AÍ É OU NÃO PECADO?
Antes vamos definir o que é o pecado:
​Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. (1Jo 3:4 )

Querido leito(a), precisamos entender que a Bíblia NÃO É UMA LISTA que menciona o que é pecado e o que não é pecado. A palavra de Deus define o pecado como sendo a transgressão da lei, então tudo que infligir essas normas divinas torna-se pecado. Aí surge outra pergunta:
Existe alguma lei que condena ouvir música secular?
Antes de responder essa pergunta preciso dizer que Deus é tão sábio que resumiu toda a lei em apenas dois mandamentos, são eles: Amar a Deus acima de qualquer coisa e Amar o próximo como a ti mesmo (Mt.22:36-40), tudo que sair fora disso torna-se pecado.
Sem mais rodeios quanto à musica secular, é ou não é pecado?
Depende ...
Vamos usar a velha máxima bíblica do apóstolo Paulo quando ele diz:
​Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. (1Co 6:12 )

Com base nesse texto vamos analisar se convém ou não ouvir música secular.
Se for uma música que fala sobre o amor, que incentiva a união da família e do casal, podemos concluir que, apesar de não falar nada de Deus, a música traz uma mensagem de amor e edificação conjugal ou de ânimo, expressando alegria e mansidão. Não existe problema nenhum o conjugue cantar uma música romântica para sua metade. O rei Salomão sempre fazia isso, se fosse algo proibido e repugnante aos olhos de Deus, com certeza Ele não permitiria o livro de Cantares no Cannon Bíblico.
O filtro bíblico que podemos usar para classificar uma música é FILIPENSES4:8
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.

SE MÚSICA SECULAR QUE VOCÊ OUVE SE ENCAIXA NISSO NÃO TEM PROBLEMA NENHUM!

Aí é que mora o problema. A maioria das músicas seculares dos nossos dias estão bem longe do “ser respeitável”. A imoralidade das letras é algo absurdo, certo dia ouvi o cantor secular Rick (da dupla Rick e Renner), dizendo que no tempo dele eles faziam músicas para elogiar a mulher, hoje em dia a maioria das músicas detonam literalmente a mulher. Ela que antes era chamada de “princesa, rainha”, agora é “cachorra, safada”, entre outras palavras que nem convém escrever! O problema vai muito além disso, parece que os compositores seculares se uniram para promover o satanismo, adultério, bebedices, exibicionismo, destruir a família, aniquilando o respeito e a moral. Outro dia no serviço vi uma menina rebolando e cantando “-eu sou cachorra”. Affeeee!!! Gente, é hora de acordar! Se você gosta dessas músicas imoral, saia dessa meu querido(a).
JOVEM Jesus quer preparar para você uma princesa e não uma safada,
E você moça, Jesus quer que você se comporte tal como você é, uma princesa, e uma princesa tem princípios moral de respeito e pureza!

O cristão precisa agradar a Deus, se a música for pura e trouxer edificação não é pecado (Independente do ritmo). 

Pecado não é, contudo, não convém! E é uma porta aberta para o pecado entrar.

Irmãos, a questão é mais além do que imaginamos, não estou falando de sair na rua com um abafador auricular para não ouvir as musicas seculares que ecoam em nossos ouvidos.
A questão fica delicada quando você começa a ouvir musica secular em tua casa. Vivendo num corpo carnal a tendência é ceder à vontade da carne, com isso teu gosto pela musica gospel tende a diminuir e a secular torna-se prioridade. Isso é fato comprovado! Por isso, não convém, ouvir demasiadamente esse tipo de música. Ouça louvores, canções que glorificam o nome do teu Salvador, lembre que você é um adorador, então use tua boca para adorar a Deus que te salva e não o mundo que tenta te destruir. Busque as coisas lá do alto, as coisas de cima, porque afinal, você não é dessa terra, não é verdade? Siga esse conselho Bíblico:

Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. ​Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; ​porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. ​Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Colossenses 3:1-4

A musica secular vai interferir na tua santificação, pois, a mesma tende a alimentar a carne e você precisa alimentar o espírito. Opte pelo gospel, pela adoração, que com certeza tua vida vai mudar muuuitoo!!!
Paulo escrevendo aos irmãos da cidade de Felipos, disse assim:
Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. (Fp 3:7).

Aquilo que eu gostava agora por amor a Cristo (CRUZ) não gosto mais. Continua...

Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo(Fp 3:8 ).

Você quer ganhar a Cristo? Ser salvo? Ouvir música secular em si não é pecado, contudo, ela é uma porta para o pecado. Alimenta a carne, tira a santificação e induz a pecar.

NÃO TE JULGO! Análise você a ti mesmo, pergunte-se, sobre teu desejo de ser salvo, sobre teu amor por Cristo, e, decida no teu coração se convém ouvir música secular.

Sempre tendo em mente que: Todas as coisas te são lícitas, mas, ... não te deixe dominar por nenhuma delas (Parafrase de I Cor.6:12)
NÃO DEIXE QUE NADA TIRE O LOUVOR DA TUA BOCA,
NÃO DEIXE QUE O “MUNDO SECULAR” TE DOMINE,
O AMOR DE JESUS VOCÊ JÁ CONQUISTOU, ELE TE AMA, AGORA DEIXE ELE CONQUISTAR VOCÊ ATRAVÉS DA MENSAGEM DA CRUZ!
Ele te ama tanto que te dá a liberdade de poder dizer: - Todas as coisas me são lícitas.
Não deixe que essa liberdade te domine e te afaste do Salvador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.