quinta-feira, 4 de setembro de 2014

QUAL É O NOME DA IGREJA DE CRISTO? A ICAR NÃO O É CERTAMENTE.


Um católico pergunta: "Por que os protestantes dizem que a bíblia é a coluna e o fundamento da verdade quando a p'ropria bíblia diz claramente que "'e a igreja " ( 1 (Tim.3.15 ) ? Por favor, algum protestante poderia me dar o nome dessa igreja?"

O versículo que referes fala de uma igreja firmada nas Escrituras e na doutrina dos apóstolos, certo? A igreja de Cristo, composta pelos salvos e não de uma denominação. Vamos ler parte da carta:

"Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." (2 Timóteo 3:14-17).

Como podes ver, a tua tese do analfabetismo não se coaduna com o ensino das Escrituras. Desde sempre o povo de Deus ensinou os seus filhos a ler nas Escrituras. Mas, adiante: Timóteo foi um dos primeiros cristãos da segunda geração; ele tornou-se cristão, não em virtude de um evangelista ter pregado um sermão poderoso, mas porque a sua mãe e a sua avó lhe ensinaram as Escrituras Sagradas (não as tradições) quando era ainda uma criança. Para Timóteo, as "sagradas letras" eram os livros do AT _ de Génesis a Malaquias. Todo o AT é importante porque aponta para Jesus Cristo e, é a fé em Cristo que torna toda a Bíblia inteligível.

A Bíblia não é uma colecção de histórias, fábulas, mitos ou ideias humanas a respeito de Deus. Não é um livro humano. A Bíblia é a Palavra de Deus. Através do Espírito Santo, Deus revelou a Sua pessoa e o Seu plano para certos crentes, os quais escreveram a Sua mensagem para o seu povo Como nos diz Pedro: "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." (2 Pedro 1:20-21).

A Escrituta é completamente fidedigna porque Deus estava no controle de tudo o que estava a ser escrito. As suas palavras têm toda a autoridade sobre a nossa vida e fé. A Bíblia foi escrita por homens sob completa orientação e inspiração de Deus. Ela é a Palavra de Deus inspirada. Por ser inspirada e fidedigna, devemos lê-la e aplicá-la à nossa vida. A Bíblia é o nosso padrão para testar tudo o que é declarado como sendo verdade por toda e qualquer instituição religiosa. Ela é a protecção dos cristãos contra os falsos ensinos e a fonte de direcção para o nosso modo de viver. É a nossa única fonte de conhecimento sobre como podemos ser salvos. Devemos zelar pela verdade da Escritura e nunca esquecer o seu propósito _ equipar-nos a fazer o bem. Logo, ela á a coluna vertebral da Igreja, cujo Cabeça é Cristo.

Quanto à igreja da qual Timóteo fala, repito: é a Igreja de Cristo, não uma denominação. Não sei se sabes, mas quando Paulo recebeu esta carta, a igreja de Roma era apenas mais uma igreja e a igreja que então poderíamos chamar de "mãe" era a de Jerusalém, a primeira a ser fundada.

Além disso, a ICAR que hoje conhecemos, nada tem a ver com aquilo que a Bíblia chama "igreja de Cristo", bem pelo contrário. No conceito bíblico, a igreja de Cristo é formada por todos os indivíduos que viveram antes e depois de Jesus Cristo. Os que viveram depois, foram salvos pela fé no Seu sangue derramado na cruz, e os que vieram antes foram salvos pela fé no sangue que havia de ser vertido e que era prefigurado no sacrifício de animais inocentes. Uns e outros formam a assembleia ou igreja que Jesus edifica ou forma. Só Ele poderia ser o Construtor, porque só Ele verteu sangue salvador, e a igreja é a congregação dos que foram, são e serão salvos por este sangue.

A Igreja é de Cristo, não de Roma e, o Cabeça da igreja de Cristo é o próprio Senhor Jesus, não o papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagens, se gostou das postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.